Promotores de Justiça se reúnem com órgãos e Associações para fortalecer a rede de atendimento de pessoas autistas

Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), Fábia Nilci e Marco Valério, que atuam nas Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde e da Promotoria de Justiça de Mazagão reuniram na última segunda-feira (15) com gestores, médicos e servidores de órgãos públicos municipais e estaduais, além de representantes de Associações. O objetivo da reunião foi fortalecer a rede de diagnóstico e atendimento precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o encontro, também foi alinhada a divulgação da campanha de conscientização, alusiva ao mês azul e a caminhada – TEAmo que ocorrerá no dia 27 de abril.

Na ocasião, os participantes trocaram informações sobre o acolhimento realizado, atualmente, junto aos familiares e a interação com a comunidade, por meio do desenvolvimento de campanhas educacionais e de conscientização.

O representante do Centro de Reabilitação do Amapá (CREAP), Mário Gilberto, esclareceu a atuação do órgão relatando que 250 autistas foram atendidos nos últimos quatro meses do ano de 2018 e que, atualmente, 45 recebem atendimento e o Protocolo de Atendimento utilizado pelo CREAP será encaminhado à Promotoria da Saúde.

O Promotor de Justiça de Mazagão ressaltou a necessidade de criar e implantar um fluxo, inclusive de tratamento, e fortalecer o trabalho em rede.

Na oportunidade, foi acertado que haverá uma próxima reunião, da qual participarão outros agentes importantes, tanto na área da educação e da saúde e ainda da assistência social. Por fim, ficou decidido que os órgãos presentes encaminharão suas demandas e necessidades à Promotoria de Defesa da Saúde, no prazo de 10 dias.

A promotora de justiça Fábia Nilci, também coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOP-CID), convidou a todos os presentes para participarem de uma iniciativa do CAOP, que culminará com o desenvolvimento de campanhas educacionais nas redes sociais, bem como na caminhada que tratará do tema autismo, a ser realizada no dia 27 deste mês, cuja concentração será na Praça Veiga Cabral.

“Estamos avançando na busca de esforços conjuntos para a conscientização da população e também para propiciar um atendimento de qualidade para todos os autistas.”, ressaltou Fábia Nilci.

Também estiveram presentes a presidente da Associação de Pais e Amigos Autistas de Macapá (AMA/AP), Jani Betânia Souza; representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Joseane Nunes Salheb; Secretaria Municipal de Saúde, (SEMSA), Aimara de Freitas Ramos, Josiany Ferreira Sousa e Adriana Karla; da Associação Amapá Azul (AMAZUL-AP), Nilzete Mendes Costa; Centro Raimundo Nonato, Nelcirema da Silva Pureza Ferreira; da Secretaria do Estado da Educação do Amapá (SEED), Cristiane Silva Barbosa; da Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (SESA), Thayna Mourão Ferreira, e do Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento, (NANDE), Camila Maria Barbosa Lima.

TEA

Com diferentes condições marcadas por alterações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Serviço:

Elton Tavares – Diretor de comunicação
Texto: Anita Flexa Rodrigues
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *