Promotoria da Infância de Santana premia vídeos para prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes

O Ministério Público do Amapá, em parceria com a Rede Acolher de Santana, na manhã desta sexta-feira (17), premiou as escolas finalistas do II Concurso Cultural de vídeos educativos para conscientização e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Na programação alusiva ao “18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, os promotores de Justiça José Cantuária Barreto e Miguel Angel Ferreira, titulares da Promotoria da Infância e Juventude de Santana, que coordenaram o evento, fizeram o lançamento da revista em quadrinhos da Turma da Mônica, em: o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A publicação é resultado da parceria firmada pelo MP-AP com o Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que é responsável também pela impressão, para garantir a qualidade do trabalho e imagem da instituição. Foi feita tiragem de 30 mil exemplares para distribuição nas escolas municipais.

“Trata-se de um projeto do UNICEF e do Instituto Mauricio de Sousa de proteção dos direitos da criança e do adolescente que o MP-AP se empenhou para aderir e hoje é uma realidade para as nossas crianças, que poderão ter conhecimento dos seus direitos a partir de uma linguagem adaptada a elas”, destacou José Barreto.

Premiação

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal de Educação Básica Padre Fúlvio Giulliano foi a vencedora do certame, tendo disputado a final com a produção da Escola de Ensino Básico Professora Iranilde Araújo Ferreira. O vencedor recebeu o prêmio de R$ 1 mil reais, entregue pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para o educandário, além de brindes para os alunos que colaboraram para a realização dos vídeos finalistas.

“O Concurso Cultural está em sua segunda edição e foi pensado como forma de promover ações efetivas e eficazes de prevenção e combate ao abuso, introduzindo no ambiente escolar discussões sobre a temática, por meio das produções realizadas pelas próprias crianças”, comemorou Miguel Angel.

A programação foi realizada na quadra da Escola Municipal de Ensino Básico Amazonas e contou com a participação das entidades integrantes da Rede Acolher, bem como alunos e professores da rede pública de ensino do segundo maior município do Estado.

Estiveram presentes a secretária da Semasc, Cláudia Camões; o vereador Jailson Matos; o presidente Cléo Alves e o conselheiro Ricardo Junior, do Conselho Tutelar Santana; Léa Cordovil, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Amapá, Amauri Barros; além da vereadora Kátia, que representou o Presidente do Poder legislativo Municipal.

SERVIÇO:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *