Promotoria da Mulher divulga dados estatísticos de 2014 da violência doméstica contra a Mulher em Macapá

promotora
Promotora Alessandra Moro

 

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá (PJDM), promove a divulgação do relatório estatístico dos casos de violência praticada contra a mulher em Macapá.

O levantamento estatístico aponta que em 2014, 1.342 casos de violência doméstica contra a mulher foram cadastrados pela Promotoria da Mulher de Macapá. Revela ainda, que em 89% dos casos, essa violência ocorre dentro de casa, no período da noite, e é praticada, em 88% dos casos, por agressores que convivem ou conviveram em união estável com a vítima, motivados por fatores passionais, como o ciúme, e sob efeito de álcool.

O relatório traduz, de maneira geral, o perfil do agressor e da vítima e dados dos casos, apresentando elementos que subsidiam estudos para a compreensão da complexidade da violência doméstica, em especial no Amapá, além de contribuir para elaboração de Políticas Públicas de combate a essa violência.

Segundo a promotora de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Mulher (CAOP Mulher), Alessandra Moro, o relatório apresenta o resultado positivo das Ações de prevenção e de combate a violência contra a mulher, que foram desenvolvidas pelo MP-AP, nos dois últimos anos em Macapá.

As ações desenvolvidas pela Promotoria de Justiça despertaram na mulher vítima de violência doméstica, a reflexão e o encorajamento para denunciar seu agressor. Em 77% dos casos cadastrados em 2014, a mulher afirma já haver sofrido outros episódios de violência. A violência, antes velada, começou a aparecer, pois, a mulher mais consciente de seus direitos passou a pedir ajuda”, afirmou Alessandra Moro.

Clique aqui (http://migre.me/oXJZo) para visualizar o Relatório estatístico completo

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *