Promotoria do Consumidor instaura procedimento para que CEA agilize atendimento aos consumidores

Reduzir o tempo de espera para atendimento nos guichês da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) é o que pretende a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Macapá (Prodecon) ao instaurar procedimento para apurar a prestação do serviço público. Em ação conjunta com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou fiscalização no setor Comercial, nesta semana, e cobrou providencias da diretoria da Companhia.

“Constatamos que as pessoas esperam, em média, 4 horas para serem atendidas nos guichês da CEA em busca de solução de problemas no fornecimento de energia e queima de equipamentos. No dia da fiscalização realizada junto com o Procon/AP, dos 10 guichês, apenas 4 estavam funcionando, sendo que destes, um se destinava ao atendimento de prioridades”, informou o promotor de Justiça Benjamin Lax, que responde temporariamente pela Promotoria de Defesa do Consumidor.

MP-AP e Procon/AP procuraram a direção da Companhia de Eletricidade para relatar os fatos apurados e solicitar providências para melhorar o serviço de atendimento ao público. “A CEA tem dois caminhos para resolver o problema na demora do atendimento. Um é através da gestão, apenas utilizando os recursos que já têm de forma mais eficiente, remanejando pessoas, fazendo controle do tempo de espera, são algumas das medidas que podem ser adotadas de imediato. E outro, por meio de investimentos, fazendo um planejamento com tempo maior para dar resultados, porque depende de alocação de recursos que não é uma coisa rápida de se fazer em uma empresa que tem as amarras do setor público”, sugeriu Benjamin Lax.

Os representantes da CEA assumiram o compromisso de reunir nesta sexta-feira, 20, para elaborar um Plano de Gestão Emergencial para reduzir o tempo de espera das pessoas que procuram o setor comercial da empresa. A proposta deverá ser apresentada à Promotoria de Defesa do Consumidor e Procon/AP, no próximo dia 27, contendo também um planejamento para solução definitiva do problema a médio e longo prazos. Após análise, a proposta poderá ser formalizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo MP-AP e CEA.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) Email: [email protected]

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