Psicólogos realizam atendimento gratuito por telefone em Macapá durante isolamento social

Pessoas poderão ligar para a central e solicitar apoio de um psicólogo — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV

Por Caio Coutinho

Os impactos do novo coronavírus podem ir além da crise na saúde física e financeira. O isolamento social pode agravar a saúde mental das pessoas. Para isso foi criada a Central de Apoio Emocional pela prefeitura de Macapá, que já passou a receber ligações na sexta-feira (27).

A central busca combater, à distância e pelo telefone, os transtornos e sofrimentos psicológicos decorrentes do confinamento provocado pelas medidas de contenção ao avanço da Covid-19 no município e no Amapá.

Muitas pessoas têm seguido as recomendações das autoridades e ficado em casa, deixando de lado, muitas vezes, a rotina de ir ao trabalho e deixando de encontrar familiares e amigos, o que provoca alguns sentimentos não tão bons.

Os interessados em conversar para desabafar e contar sobre o desconforto psicológico devem ligar para os números (96) 98813-9006 ou 98813-9007. O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 18h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a central pode ajudar pessoas a conter problemas como ansiedade e medo. Ao todo, 4 psicólogos atuam no acolhimento.

Para amenizar, a central já adianta algumas dicas para manter a saúde mental em dia. Confira:

filtrar quantidade de informações acessadas;
compartilhar boas notícias;
ter boa alimentação;
fazer exercícios físicos, alongamentos ou meditação;
organizar tarefas caseiras;
retomar ideias ou tarefas paradas, como curso online ou terminar uma série.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *