Quadrilhódromo é garantido para o Amapá

f
A quadra junina amapaense ganha um importante aliado para a fomentação desta tradição brasileira no estado. O deputado federal Marcos Reátegui assumiu compromisso e irá destinar emenda parlamentar para a construção do Quadrilhódromo, o primeiro da região Norte. A parceria foi anunciada na última semana, durante reunião da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), quando a presidente da entidade, Daiana Ronieli apresentou a nova diretoria e o calendário do Arraiá no Meio do Mundo de 2017.

O Quadrilhódromo é um desejo antigo dos quadrilheiros juninos e público, que para realizar o evento precisam utilizar espaços públicos construídos para outras finalidades e que não são adequados para as apresentações dos grupos e para acomodar as torcidas e plateia. Além de espaço para as apresentações, o Quadrilhódromo terá salas para oficinas de capacitação relacionadas à quadra junina, como corte e costura, adereços, maquiagem, jurados, estudo da história para desenvolver temas, e outros. O projeto executivo e estudo da área estão em estudo técnico, nas mãos de profissionais.
5
Atualmente a quadra junina no Amapá organizada pela Fefap, o Arraiá no Meio do Mundo, é um dos maiores eventos culturais do estado, e que mobiliza cerca de 17 mil pessoas de todas as idades, principalmente jovens, e de áreas carentes. O evento vai para a 10ª edição, é realizado em todos os municípios, que são divididos em 5 polos, em duas categorias, Tradicional e Estilizada, totalizando 102 grupos. A presidente Daiana estima que durante o calendário são movimentados em média R$ 1 milhão de reais com contratação de mão-de-obra, confecção de indumentárias e adereços, estrutura, som, iluminação, premiação.

Para Daiana, a construção do Quadrilhódromo vai fortalecer a quadra junina, que além do apelo cultural, tem a importante responsabilidade social de inserir socialmente jovens e adolescentes e afastá-los dos riscos e vulnerabilidade. “O deputado Marcos Reátegui é um visionário e tem compromisso com a cultura e com os jovens do Amapá, que vai se consolidar como grande realizador da quadra junina no Norte, movimentar a economia e o turismo, incentivar o empreendedorismo e principalmente, resgatar a estima de famílias de áreas de risco através arte e cultura”.
reuniao-fefap-com-dep-marcos-reategui
“Vamos contemplar através desta emenda centenas de famílias e jovens que brincam a quadra junina, que além da diversão e oportunidade de mostrar talento, também terão portas abertas de ingressar no mercado de trabalho através dos cursos profissionalizantes que serão oferecidos”, disse o deputado Reátegui. O Calendário Oficial da Fefap inicia no dia 5 de novembro, nos polos, segue em 2017 com os trâmites e prazos para legalização dos grupos, seguido dos pré-festivais, concursos Garoto e Garota Fefap, festivais nos polos municipais e o estadual.

Mariléia Maciel – Ascom/Fefap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *