Qualidade de Vida: membros e servidores do MP-AP participam da palestra “Saúde do homem, em tempos de pandemia”

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (PGJ/MP-AP), por meio do Setor de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida do MP-AP, promoveu nesta quinta-feira (30), por meio de videoconferência, a palestra “Saúde do homem, em tempos de pandemia”. O tema foi abordado pelo especialista no assunto, o médico clínico Jonatas de Oliveira, que discorreu de forma ampla sobre a Covid-19 e demais enfermidades. Participaram dos esclarecimentos online membros e servidores do órgão ministerial.

O evento virtual, que também contou com a participação de inúmeras mulheres servidoras da Instituição, foi promovido em alusão ao Dia Internacional do Homem, celebrado no último dia 15 de julho, e também por conta do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto próximo. O objetivo foi conscientizar os servidores homens sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde, principalmente neste período de isolamento social.

A saúde do homem é reflexo dos hábitos que ele adota. Por isso é importante conscientizá-lo sobre a importância do autocuidado. Neste tempo de pandemia, queremos preservar o seu futuro“, comentou a assessora técnica Carla Pena, que integra o Setor de Saúde Ocupacional do MP-AP.

O doutor Jonatas agradeceu o convite – feito a ele pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei – elogiou a iniciativa da administração, em conscientizar seu quadro de servidores. Durante a palestra, o médico afirmou que o Amapá está vencendo a pandemia, sem novos casos, mas sim casos de meses passados. Bem como óbitos, que em sua maioria ocorrem de pessoas que já estavam doentes. Ele disse, ainda, que o papel do Ministério Público para esse êxito contra a pandemia foi fundamental.

A atuação da PGJ do MP-AP durante o pico da pandemia foi essencial. Ela e outros membros do Ministério Público do Amapá nos ajudaram muito, com apoio institucional, político e até mesmo financeiro. Esse suporte foi fundamental para salvar vidas no momento mais crítico da pandemia no Estado”, comentou o médico, que atua na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.

O especialista palestrou por aproximadamente uma hora. Durante a explanação, os participantes tiraram dúvidas e receberam orientações para a prevenção e tratamento da Covid-19 e sobre doenças orgânicas, sociais e espirituais, entre vários outros males que afligem a saúde em tempos de confinamento. Jonatas Oliveira discorreu sobre doenças orgânicas, sociais e espirituais – com ênfase em biopsicossocial e espiritualidade.

Sobre o palestrante

Jonatas Oliveira é graduado em Medicina, com especialização em clínica médica. Foi tenente médico da aeronáutica e há 17 anos atende em enfermarias clínicas e cirúrgicas, ambulatórios de clínica médica, ginecologia, obstetrícia e pediatria. Atualmente, está no atendimento à Covid-19 e suas sequelas na rede pública do Município de Macapá e Estadual.

Programa Qualidade de Vida atuante

A palestra integrou as ações virtuais educativas do órgão ministerial desenvolvidas pelo programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional, que conta também com o psicólogo do quadro efetivo do MP-AP, Ricardo Barbosa. Diversas atividades foram desenvolvidas pelo setor, como Ginástica Laboral virtual; Cuidados com a saúde mental durante o isolamento social; Nutrição para o combate à ansiedade em tempos de pandemia; Biossegurança; entre outras práticas que promovem o bem-estar, mesmo ainda dentro do isolamento social.

Nas considerações finais, o gerente do programa de Qualidade de Vida, José Villas Boas agradeceu, em nome da PGJ Ivana Cei, a participação de todos e ao médico pela palestra elucidativa.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *