Qualidade de Vida: MP-AP promove live “Ergonomia e cuidados com a Saúde Mental em Tempos de Teletrabalho” para membros e servidores

A Procuradoria-Geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Setor de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida da instituição, promoveu, nesta sexta-feira (16), de forma virtual, o evento “Ergonomia e cuidados com a Saúde Mental em Tempos de Teletrabalho”. O objetivo do evento on-line foi tratar dos efeitos que a pandemia, o trabalho remoto e o isolamento social prolongado têm sobre a saúde mental e física, com alternativas para a solução desses problemas causados em decorrência da pandemia do Covid-19.

O evento foi voltado para membros, servidores, terceirizados e estagiários da instituição, que participaram e receberam os esclarecimentos sobre a importância da harmonia entre os aspectos físico, mental e relacional no ambiente de trabalho.

A ação, realizada por meio da cooperação do MP-AP com o Serviço Social da Indústria (Sesi/AP), consistiu na realização da transmissão das palestras virtuais proferidas pela fisioterapeuta e ergonomista do Sesi/AP, Karla Guedes, e pelo psicólogo do órgão ministerial, Ricardo Barbosa.

Na abertura, o secretário-geral do MP-AP, promotor de Justiça Alexandre Monteiro, representou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância da ação com propósito de cuidados com a saúde de todos que trabalham na instituição.

“Em nome da PGJ Ivana Cei, agradeço a todos os participantes e aos nossos palestrantes, a Dra. Karla Guedes e o Dr. Ricardo, que nos brindam com orientações sobre esses temas tão relevantes, pois apesar de não estarmos fisicamente no trabalho, a maioria em teletrabalho, muitas vezes trabalhando bem mais que no nosso dia-dia. Essa nova dinâmica exige cuidados e orientações. Por isso, exalto a relevância deste evento para membros e servidores. Parabéns ao nosso Setor de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida pela atividade”, pontuou o secretário-geral.

A ergonomia analisa a interação entre o ser humano e outros elementos de um sistema com o objetivo de promover o bem-estar humano e o rendimento do sistema e dedica-se a concepção de postos de trabalho ferramentas e utensílios que satisfaçam as necessidades humanas remediando as suas limitações propondo que as pessoas e as tecnologias funcionam em harmonia permitindo evitar ou reduzir as lesões e doenças associadas ao uso da tecnologia e de ambientes artificiais.

As palestras foram proferidas via ferramenta Zoom. Os palestrantes discorreram sobre medidas de amenizar os efeitos do isolamento no âmbito físico e mental. O evento durou 2h.

Programa Qualidade de Vida atuante

Desde o início da pandemia, o programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional do MP-AP, desenvolveu diversas atividades. As práticas que promovem o bem-estar, mesmo ainda dentro do isolamento social. Todas as palestras virtuais promovidas pelo programa estão disponíveis no Canal do MP-AP, no Youtube.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *