Quase 200 pessoas já passaram pelas testagens do protocolo de saúde da FAF

A equipe de saúde da Federação Amapaense de Futebol (FAF) divulgou o primeiro balanço dos exames realizados com os clubes filiados e funcionários da FAF nas primeiras semanas de testes. 172 pessoas já fizeram os testes de Covid-19, Sífilis, Diabetes e HIV e todos passaram também por avaliação física.

A equipe de saúde é formada por uma enfermeira, um médico, uma técnica em enfermagem e um fisioterapeuta. Os atendimentos dos clubes estão ocorrendo nas sedes das agremiações e na FAF. Todos os exames são parte de um protocolo de saúde criado para avaliar as condições gerais de cada atleta ou membro de comissão técnica que entrará no Estádio Zerão na volta dos jogos, prevista para ocorrer no dia 22 de agosto, com a semifinal do Sub-17.

O número de pessoas testadas por clube é Santos: 37; Macapá: 33; Trem: 21; Ypiranga: 37; Oratório: 19; Funcionários da FAF: 25.

No total de exames, foram realizados, até o momento, 860 testes rápidos ( HIV 1 e 2, hepatite B, hepatite C , Sífilis e Covid 19) e a avaliação física afere peso, altura, pressão arterial, pulso, IMC e avaliação, contabilizando assim 1.892 atividades realizadas com os testados.

A enfermeira Lílian Vergara comanda o dia a dia dos exames e ressalta que esse processo é muito importante para a volta: “Isso representa muita coisa em um momento importantíssimo de pandemia e do reinício das atividades esportivas do estado do Amapá com a chancela e coordenação da FAF”.

Parceria

A Federação Amapaense de Futebol conta a parceria da Prefeitura de Macapá nesse processo de testes que vão ser realizados com todos os clubes envolvidos nos campeonatos que estão retornando.

“Contamos com a parceria da Prefeitura de Macapá para a realização dessa grande testagem que vai garantir segurança para todos na volta aos campos nessa fase da pandemia”, concluiu Netto Góes, presidente da FAF.

Marcelle Nunes
Ascom-FAF
(96)98106-4232

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *