Randolfe e prefeitos do Amapá vão a São Paulo em busca de vacina para combater o coronavírus

Ontem (15), por iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (REDE) uma comitiva formada por prefeitos e parlamentares do Amapá esteve em São Paulo para tratar com o Instituto Butantan e o Governador do Estado, João Dória, a garantia da vacina Coronvac para combater o coronavírus junto aos amapaenses. De acordo com o plano estadual de imunização, recentemente divulgado, só na primeira etapa de vacinação serão necessárias 172 mil doses.

Durante a manhã, a comitiva formada pelos prefeitos de Macapá, Dr. Antonio Furlan, e Santana Bala Rocha e de Mazagão, Professor Dudão Costa e demais autoridades foi recebida pelo diretor do Instituto Butantan, Paulo Capelotto, que forneceu os detalhes sobre a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto com a empresa Sinovac.

O instituto garantiu que mantém o acordo feito com a prefeitura de Macapá de 20 mil doses (para imunizar, primeiramente, profissionais do grupo de risco. No caso saúde e educação) do imunizante para a capital amapaense, porém a liberação precisa seguir os tramites e aguarda a finalização do prazo de prioridade do Governo Federal, por meio do Plano Federal de Imunização Nacional, até o final do mês de março. O prefeito da capital amapaense calcula que a cidade vai precisar de cerca de 250 mil doses de imediato. Cada frasco permite dez aplicações.

A previsão é que até o mês de abril o Instituto venha a produzir 46 milhões de doses. A produção será destinada para municípios brasileiros e países da América do sul.

À tarde a comitiva foi recebida pelo Governador de São Paulo, João Dória para mais tratativas. “Concluímos a nossa jornada em São Paulo e saímos coma segurança que teremos vacina, embora precisemos aguardar a iniciativa do Governo Federal. É necessária a liberação dos registros das vacinas. Que a Anvisa o faça o quanto antes”, afirmou o senador Randolfe. Dória garantiu que facilitará a liberação do imunizante caso o governo federal não seja breve.

INFLUENZA

O senador Randolfe Rodrigues mediou a solicitação feita pelo prefeito da capital amapaense e o Instituto Butantan fará a liberação imediata de mais de 20 mil doses de vacina contra a influenza para Macapá.

Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *