Randolfe visita exposição Itinerários da Independência, em Macapá

O senador Randolfe Rodrigues visitou na manhã deste sábado (25), a exposição Itinerários da Independência. O projeto do caminhão-museu, que está com a mostra em Macapá neste fim de semana, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais, Senado Federal e Comissão Especial Curadora do Bicentenário, em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Macapá foi incluída na rota do caminhão-museu após articulação do senador Randolfe e do Governo do Amapá, por meio da secretaria de Estado da Cultura. O Amapá é o primeiro estado da região Norte a receber a exposição.

Durante a visita, o senador Randolfe conversou com estudantes da Escola Estadual Maria do Socorro Andrade e contou curiosidades sobre o processo de Independência. “Infelizmente a participação feminina foi apagada ao longo da história. A verdade é que a Independência do Brasil não foi apenas de Dom Pedro, José Bonifácio e Joaquim Gonçalves Ledo, mas sim de Maria Quitéria, Maria Leopoldina, entre tantas outras mulheres fortes que tiveram primordial papel no processo de Independência”, ressaltou Randolfe.

A pesquisadora do Projeto República, Marcela Telles, explica que o objetivo da exposição é promover um debate com a sociedade sobre os fatos que nos fizeram chegar à Independência do Brasil. “Essa história vai pra além das margens do Ipiranga. Nós contamos como foi o processo nas diferentes províncias, como eram chamados os estados no século XIX. Contamos tudo a partir de vários ambientes interativos e lúdicos, que vão desde uma simples fotografia à realidade aumentada”, destacou a pesquisadora.

Randolfe também destaca que é a união de esforços que muda a vida da população. “Conhecimento é libertador. Fico emocionado em fazer parte desse projeto e poder trabalhar para trazê-lo ao Amapá! Tenho certeza que quem visitar a exposição vai ficar encantado”, finalizou.

A exposição Itinerários da Independência fica em Macapá até este domingo (26), às 20h, em frente a Casa do Artesão.

Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *