Reconhecimento: MP-AP participa de honraria ao ministro da Defesa

 


A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, participou nesta sexta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), da Sessão Solene de condecoração com o Título de Cidadão Amapaense ao ministro da Defesa do Brasil, general do Exército Brasileiro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. A honraria é fruto de projeto legislativo de autoria do presidente da ALAP, deputado Kaká Barbosa, aprovado pelos demais parlamentares. A homenagem é uma forma de reconhecimento à autoridade militar, por conta de relevantes serviços prestados ao Estado.

O evento foi conduzido pela vice-presidente da Casa de Leis, deputada Telma Gurgel. Com o título, o homenageado “passa a ser um conterrâneo, um filho do Estado”, ressaltou a parlamentar. Na ocasião, o ministro da Defesa recebeu uma medalha e um diploma com a homenagem.

O general do Exército Brasileiro agradeceu a honraria e reconhecimento de seu trabalho e disse estar honrado e comovido por se tornar cidadão amapaense. “Estou muito emocionado, pois receber um título de cidadão amapaense me orgulha muito. Estou feliz em fazer parte de um povo que é conhecido pelas suas lutas e conquistas”, frisou o ministro da Defesa.

A PGJ do MP-AP destacou que a condecoração ao ministro da Defesa é um justo reconhecimento ao general Paulo Sérgio, não somente pela trajetória na carreira de serviços prestados ao Brasil, mas sobretudo, durante o dois anos e quatro meses que o homenageado foi comandante do Comando Militar do Norte e fez a diferença em ações em prol da Região e ao Amapá.

“Precisamos reconhecer nossos amapaenses, de coração ou de nascimento, que fazem a diferença e mostram para o Brasil que nós, apesar de pequenos, somos muito importantes na defesa do país, na integração com a Amazônia e o Estado mais bem preservado. Então é necessário sermos reconhecidos nesse âmbito nacional. Portanto, parabenizo a Assembleia Legislativa pela iniciativa”, manifestou a PGJ do MP-AP.

“O nosso homenageado, apesar de cearense, possui coração nortista e nos enche de orgulho, pois trabalhou muito em várias frentes em benefício do Amapá. Portanto, parabenizo o ministro da Defesa pelo Título e agradeço mais uma vez ao general Paulo Sérgio por sua atuação em favor do nosso Estado”, pontuou Ivana Cei.

Autoridades presentes

Além da PGJ do MP-AP, participaram da solenidade: o governador do Amapá, Waldez Góes; presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Rommel Araújo; comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, general-de-Brigada João Roberto Gobert; comandante da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), coronel Heliane Braga; comandante da Guarda Municipal de Macapá, Joeva Reis; presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-AP) e presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Glauco Cei; os generais do Exército Brasileiro: Laerte Santos, Eduardo Fernandes, João Chalella Júnior e Márcio Ribeiro; capitão da aeronáutica, Vladimir Renach; os deputados estaduais Charly Jhone, Errinelson Pimentel e Diogo Senior; além de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, imprensa e sociedade civil organizada.

Sobre o homenageado

Natural do Estado do Ceará, o ministro possui mais de 40 anos de carreira militar, com passagens pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Academia Militar das Agulhas Negras, 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa (PB), o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Garanhuns (PE) e o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém (PA), 10º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha, em Juiz de Fora (MG).

Ainda como coronel, foi designado para o cargo de Adido de Defesa Naval do Exército e Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil no México, onde permaneceu por dois anos. Como oficial-general, foi chefe do Estado-Maior do Comando Militar e comandante de Regiões Militares no Norte e Centro Oeste. Ele assumiu o Ministério da Defesa em abril de 2022.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Coordenação – Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares
* Colaboraram os fotógrafos: Gerson Barbosa (Alap), José Baía (Secom/GEA) e Maurício Gasparini (Tjap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *