Reconhecimento nacional: Grupo Paideguará lança HOJE CD digital “Altamirando” (entre eles, artistas do Amapá)

banda-lanca-o-album-em-plataforma-digital

O grupo Paideguará é um coletivo que desenvolve um trabalho de pesquisa e resgate de elementos da cultura popular do norte. Criado em 2007 por artistas do Pará, atualmente residentes na cidade do Rio de Janeiro, o grupo apresenta uma mistura de ritmos e danças tradicionais como carimbo, marabaixada, lundú marajoara, siriá e aguitarrada, com intervenções de performances sobre mitos e lendas da região amazônica.

O coletivo busca em seus encontros o diálogo entre esta diversidade musical, com muita invenção, unindo mito e realidade. Dentro deste contexto, se propõe a realizar um resgate de suas origens, misturando o carimbó tradicional, também conhecido como “pau e corda” com o carimbó moderno, ou “carimbó eletrônico”, defendido por músicos e produtores culturais como uma forma necessária de readaptar o carimbó frente ao mercado musical para melhor difundir a cultura paraense. Nesse sentido, o grupo trabalha divulgando na região sudeste a expressão da cultura popular do Norte, conquistando novos públicos, e experimentando a tradição musical do Pará num outro contexto sócio-cultural.

Este produto está sendo lançado no próximo dia 08 de Julho, para o mercado digital, através da gravadora LEP MUSIC.

13600166_10209831049953985_661053051956042725_n

CD Altamirando

O cd Altamirando nasceu entre a memória da infância, canções que lembram Villa Nova, Vitória do Xingú a cidade de Altamira; a “Amazônia”, as nossas famílias e as grandes viagens pela transamazônica; poesia ribeirinha que mergulha sobre as águas do xingú aos encontros das águas de pequenos e grandes rios como Jarucú, Iriri, tucuruí entre muitos igarapés nas redondezas de Altamira.

O repertório conta as histórias vividas por cada personagem das lendas amazônicas, começa com “Águas Claras”, uma canção de inspiração a preservação as águas nortistas, um simples apelo para a valorização dessa riqueza a “Água”, fala da floresta seus mestres e sua maestria sonora, e de “São Benedito”. Em seguida vem “Canto dará Guará”, canção da infância lembranças da casa do Vô Pedro as margens do Xingú, das senhoras na beira do Rio lavando roupas no sol quente. Gurupá município próximo a Altamira interior de passagem do Pará e Amapá, sita também Mairí (Estrela) que homenageia ao Formato da Fortaleza de Macapá. Meninos que pescam, pássaros de beirada de Rio lembranças de Vila Nova PA.

“Mata que cura” é um canto de amor e de paz as famílias ribeirinhas, continuação as lembranças de Vila Nova, passeios de canoa aos braços do Rio, “quando meu pai atravessava nadando até a prainha na companhia dos pulos dos botos. Um presente nas tardes suaves da Amazônia.” declara Aline (compositora de todas as músicas do álbum). “Rebujo de Igarapé/Águas barrentas”, vem da imagem cotidiana da vida no interior da Amazônia, fala sobre o “ambé” igarapé de Altamira e suas correntezas que desagua no Xingú.

“Passa a ponte dos meninos que pulam, passa carro passa caminhão…”, uma viagem de balsa pelo encontro das águas do Xingú e Amazonas, lembrando os lindos botos, pelas manhãs claras do Rio. “Marabaixada” é a união das danças através da poesia da canção, o carimbo, Siriá e o Marabaixo (ritmo do Amapá, com descendência africana) que se encontram em meio ao batuque marabaixeiro.

“Altamirando” homenageia o Carimbó e sua origem, falando de cidades e tribos paraenses e amapaenses, fazendo alusão ao mestre Verequete. E para finalizar o álbum se encerra com “Festejos no Ar” um convite as pessoas do mundo, não importa de onde seja “pode ser, pode chegar”, ou seja venham todos sentir a energia PaideGuará.

13342899_10209570867929597_5779167934562800658_n

Meu comentário:Entre os componentes do grupo, estão dois artistas de teatro, Bárbara Castro e Ton Rodrigues e Bárbara Altamira (Castro) e uma instrumentista, Aline Castro. Estou muito feliz pelas meninas, pois são duas pessoas que nutro respeito, amizade e saudades. Acompanhei a evolução da família Castro em Macapá. Os pais sempre incentivaram os três filhos músicos (Wedson, que também é jornalista, Geison, Aline) e a atriz Bárbara.

Eles são muito talentosos. Estou muito orgulhoso das meninas. Bárbara e Aline, parabéns pelo reconhecimento e desejo sucesso com o disco.

O CD digital “Altamirando” será lançado hoje, 08 de Julho, às 19h. Todos poderão escutá-lo AQUI.

Saquem um vídeo do grupo Paideguará: 

Fonte: Jornal do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *