Reconhecimento: servidores efetivos do TRE-AP elegem Secretária de Gestão de Pessoas

Verinha
Vera Cardoso – Secretária da SGP/TRE-AP

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou, no período de 9 de fevereiro a 4 de março de 2015, o 1º Concurso Interno para preenchimento do cargo de Secretário de Gestão de Pessoas (SGP). Na terceira fase do certame, os servidores votaram e elegeram o plano de ação elaborado por Vera Lúcia Cardoso Ferreira, servidora pioneira do quadro efetivo do TRE/AP, a ser executado no biênio 2015-2017.

Primeiro processo de seleção pelo Programa Gestão por competência no Brasil

A Justiça Eleitoral do Amapá foi a primeira instituição a realizar o processo de seleção pelo Programa Gestão por competência na administração pública no Brasil, com a manifestação dos servidores. A ação cumpriu determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

A secretária aprovada para o cargo de SGP tem a missão de gerir a manutenção e qualidade da força de trabalho do órgão. A medida visa o fortalecimento institucional e reconhecimento do servidor efetivo da Justiça Eleitoral.

O concurso

O concurso ocorreu entre os servidores efetivos do quadro do Tribunal. O processo seletivo foi dividido em três etapas: Habilitação, Seleção por Competências e Análise dos Planos de Ação.

Habilitação: efetivos com graduação em nível superior nas áreas de Direito, Economia, Contabilidade, Administração Geral ou Pública reconhecida pelo Ministério da Educação;

Seleção por Competências: avaliação das informações apresentadas no Formulário para Currículo por Competência (34 competências) e seus respectivos documentos comprobatórios e avaliados pela comissão organizadora do concurso;

Análise dos Planos de Ação: julgamento das propostas para os objetivos constantes no Planejamento Estratégico (Tema Gestão de Pessoas) do TRE-AP, a saber: (a) adequar o quadro funcional às necessidades Institucionais; (b) motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da estratégia; (c) desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes e a qualidade de vida dos servidores.

De acordo com a titular da SGP eleita no concurso, a ação é de vanguarda. Vera Cardoso ressaltou que, além de recomendada pelo CNJ e TCU, a eleição foi executada graças à comissão de transição, idealizada pelo Presidente Carlos Tork.

Sinto-me honrada em ter participado deste momento histórico na administração pública brasileira. O TRE do Amapá inaugura um novo momento de gestão, pois, além de superar as duas fases do concurso, também obtivemos a aprovação dos colegas de trabalho. Vamos trabalhar para alcançar o melhor resultado possível”, ponderou Vera Cardoso.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *