Recursos hídricos: GEA alinha parceria com Agência Nacional de Água


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, reuniu-se, nesta quarta-feira, 12, no Palácio do Setentrião, com o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Dalvino Troccoli Franca. Durante o encontro, foram debatidos assuntos como a implementação do Plano Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos,  a possibilidade de executar uma série de ações conjuntas como monitoramento, abastecimento e tratamento de água em comunidades isoladas do Estado. 

Também participaram da reunião, os titulares da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Grayton Toledo, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Joel Banha e da Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP), Ivana Antunes. Além de técnicos da Adap. 

De acordo com Ivana Antunes, o Plano Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos foi incluído, em 2011, no Plano Plurianual Participativo da Adap. Por sua vez, o secretário Grayton Toledo destacou que a Sema já georeferenciou 17 pontos de monitoramento da água do Estado e que o Governo disponibilizará um local, a ser definido e técnicos para efetuarem a ação, com suporte da ANA.

O executivo da ANA veio ao Estado a convite do Governo Estadual. Conforme Dalvino Franca, a Agencia a reunião com o governador e sua equipe foi muito positiva, pois estreitou o relacionamento entre o órgão nacional e a Executivo estadual. 

Nosso objetivo é fortalecer as estruturas estaduais, pois a unidades da Federação é que formam o Sistema Nacional de Recursos Hidricos. Esse foi um momento importante, o governador Camilo Capiberbe mostrou vontade de implantar o plano de gestão de recursos hídricos e trabalhar em parceria com a ANA Ficamos muito felizes com essa posição do Governo”, ponderou Dalvino Troccoli Franca.

O governador garantiu que dará todo o apoio necessário para que o Plano Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos seja implementado no Amapá. Ao final do encontro, ficou definido que, nesta quinta-feira, 13, uma reunião detalhará  desdobramento dos assuntos abordados e especificará as atribuições da Agência e do Estado na execução dos temas abordados.   

Vamos trabalhar de forma integrada com a ANA. Essa parceria será fundamental para a gestão e preservação dos recursos hídricos do Amapá“, frisou o governador. 

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *