Rede municipal de ensino adere ao programa de acesso à formação de cidadania da CGU

clecio11

A inclusão de 16 escolas municipais ao programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania”, da Controladoria-Geral da União (CGU), ocorreu na manhã desta segunda-feira, 2, no auditório da OAB/AP. O prefeito Clécio Luís e o chefe regional da CGU, Romel Oscar Tebas, assinaram o Termo de Adesão ao projeto que agregará mais de 50 professores, 16 coordenadores e aproximadamente 1.625 alunos do 5º ano do ensino fundamental.

O programa, que funciona desde 2009, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, trabalha com personagens e histórias em quadrinho da Turma da Mônica a disseminação de valores direcionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo. Clécio Luís reiterou que formar futuros cidadãos estimulando a concepção crítica a partir do trabalho complementar dentro escolas municipais garantirá adultos mais conscientes de seus direitos e deveres, sobretudo, vigilantes às práticas de governos e hábeis para cobrar transparência de seus governantes.

“Por meio dessa cooperação com a CGU, vamos garantir que tratemos destes temas dentro das nossas escolas, levando para nossas crianças os verdadeiros valores éticos, cidadania e anticorrupção. A escola não pode substituir a educação que deve vir da família, mas a capacidade dos nossos professores em disseminar valores e padrões éticos de conduta nas escolas e na comunidade é um complemento para que tenhamos adultos mais conscientes”, acrescentou o prefeito.

clecio1

Romel Oscar Tebas explicou que o programa proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer e fazer atividades em sala de aula e em família voltadas aos temas de ética e cidadania. O chefe regional da CGU informou que o programa já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1.600 escolas em todo o país. “Percebemos que não adianta só responsabilizar e reprimir a corrupção após acontecer. É necessário tratar sobre esses valores nas escolas e com a ajuda dos professores, para que essas crianças tenham um complemento em sua formação cidadã”.

Para o subsecretário municipal de Educação, Mauro Branch, são programas como este que dão a oportunidade de rediscutir e tratar esses valores morais e éticos que já vêm do ambiente familiar. “O apoio de cada educador fará com que este projeto seja bem desempenhado, destacando mais uma vez o trabalho da nossa rede municipal de ensino”.

Em Macapá, o programa atenderá as escolas municipais Amapá, Aracy Nascimento, Eunice das Chagas, Caetano Thomas, Cacilda Vasconcelos, Goiás, Hildemar Maia, Josafá Aires, Neusona, Odete Lopes, Raimundo Alencar, Rondônia, Jardim Felicidade, Eliana Flexa, Paraíso das Acácias e José Leoves. A Controladoria-Geral da União auxiliará sobre os requisitos e metodologias necessárias para o desenvolvimento do “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania”, disponibilizando o arquivo com as peças gráficas dos materiais didáticos e capacitação.

Asscom PMM
Foto: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *