Reeleito presidente do Sistema FAEAP/SENAR/Sindicatos Rurais, Iraçu Colares aponta um novo momento para o agronegócio do Amapá

A nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá foi eleita nesta terça-feira (24). A eleição ocorreu na sede da instituição, em Macapá, e definiu os representantes da diretoria, conselho fiscal e delegados representantes da FAEAP junto à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o triênio 2019-2022, com a maioria absoluta dos votos.

O conselho de representantes formado pelos dez Sindicatos Rurais do Amapá referendou a diretoria que seguirá administrando o Sistema formado pela FAEAP/SENAR/Sindicatos Rurais. Reconduzido as funções de presidente e delegado titular junto à CNA, Iraçu Colares, considera que a agropecuária brasileira e amapaense vem passando por transformações muito positivas.

“Vivemos um momento diferente no Amapá com a chegada de uma agricultura comercial de produção de grãos, o que poderá gerar a expansão de outras cadeias produtivas no Estado. Podemos vislumbrar, por exemplo, que as rações produzidas nessas áreas serão fundamentais para a ampliação da criação de aves, peixes, suínos, gados e inúmeras outras culturas, fortalecendo o nosso setor produtivo”, argumentou o presidente.

Iraçu Colares considera que os entraves no sentido da regularização fundiária no Estado ainda aparecem como o principal fator de impedimento para o desenvolvimento da região. “Enquanto essa questão não for resolvida não conseguiremos avançar, por esse motivo é fundamental a atuação da FAEAP e da CNA nos debates em torno do setor, buscando soluções que atendam os interesses dos produtores rurais brasileiros”, disse o presidente.

No tocante a formação rural dos homens e mulheres do campo, o representante do Sistema disse que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amapá (Senar-AP) também evoluiu com o passar dos anos. “O Senar, braço armado da FAEAP, ampliou a sua atividade ao longo dos anos acompanhando as mudanças da sociedade. Hoje tem novos treinamentos e entrou na área da assistência técnica e gerencial. Temos também cursos de longa duração para o agronegócio e participamos de programas nacionais como o CNA Jovem e o Saúde do Homem e da Mulher Rural”, pontuou Iraçu Colares.

Estando a frente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Amapá, o presidente Iraçu Colares acredita que a parceria com a entidade se fortalecerá ainda mais nos próximos anos, com um trabalho dedicado ao desenvolvimento dos empreendedores do meio rural do Estado.

Diretoria eleita (2019-2022)

Iraçu Colares, presidente e delegado representante titular junto à CNA; Paulo Leite, vice-presidente e delegado representante suplente junto à CNA; Francisco Rocha, 1º diretor tesoureiro; Auzenir Ramos Costa, 2º diretor tesoureiro; Rubilar da Rocha Portal, 1º diretor secretário; Dejaci Amoras Collares, 2º diretor secretário.

O Conselho Fiscal titular é composto por Ademir Pamplona da Silva, Moacir Pantoja e Claudomiro Palmerim Paes. Os suplentes são Benedito Sanches da Silva Filho, Pedro Ivo de Sousa Araújo e Jeandra Soares Barbosa.

Serviço:

Daniel Alves
Assessor de Comunicação
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Amapá
Contato: (96) 98131-8844

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *