Reinauguração do Mercado Central de Macapá é prestigiada pelo MP-AP

A entrega do Mercado Central de Macapá, totalmente revitalizado pela Prefeitura de Macapá (PMM), contou com a presença do procurador de Justiça Jair Quintas, representando o Ministério Público do Amapá (MP-AP), em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (16). O evento realizado ao lado do prédio histórico, inaugurado em 1953 pelo governador Janary Gentil Nunes, foi conduzido pelo prefeito de Macapá, Clécio Vieira, e contou com a participação do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, do vice-governador do Estado, Jaime Nunes, e do senador Randolfe Rodrigues, autor da emenda parlamentar que viabilizou recursos para o resgate do patrimônio da cidade, bem como parlamentares Federais, Estaduais e Municipais, gestores públicos, representantes do comércio, empreendedores, artistas, produtores culturais e população em geral.

Mais moderno, porém mantendo sua arquitetura colonial, o Mercado Central, Inaugurado em 1953, pelo governador Janary Gentil Nunes, foi ampliado e totalmente revitalizado com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 2,5 milhões, do programa federal Calha Norte, e contrapartida de mais R$ 1,2 milhão, do Município.

A nova estrutura conta com 63 boxes, sendo 21 quiosques com divisórias em vidro e mais 3 ilhas na área térrea, 24 no espaço superior (mezanino) com espaço para shows, além de 15 boxes no entorno, elevador de acessibilidade, telhado termo acústico e, na parte externa, calçadas por toda a área do entorno, além de um espaço de jardim na entrada, com uma obra do artista plástico Ralf Braga.

Para o procurador de Justiça a preservação do patrimônio público é um direito do povo, e por isso o Ministério Público apoia qualquer ação que vise a manutenção da cultura e da história do Amapá. “O Mercado Central tem um significado muito grande para a compreensão da história econômica do Estado. Parabenizo o prefeito Clécio Luiz e todos que se empenharam nesse resgate, coroado no dia de hoje com a reabertura de tão importante ponto turístico e econômico da capital”, manifestou Jair Quintas.

Serviço:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *