Relatório de Randolfe que proíbe eliminação de cães e gatos é aprovado na CAS

O relatório do senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP), favorável ao Projeto de Lei da Câmara 17/2017, que proíbe a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos semelhantes, foi aprovado nessa quarta-feira (31) pela Comissão de Assuntos Sociais. A matéria segue agora para deliberação do Plenário.

No texto, fica proibida a eliminação de cães e gatos ressalvados casos de eutanásia, para evitar sofrimento dos animais. Para Randolfe, a proposta é de extrema relevância para o bem-estar dos animais e proteção à saúde humana“ Precisamos zelar e proteger aqueles que não conseguem pedir nossa ajuda. É um grande passo pela proteção e zelo dos animais”.

Os animais em Macapá

De acordo com a chefe da Divisão de Zoonoses de Macapá, Pamella Semblano, estima-se que são aproximadamente 51.200 animais – entre cães e gatos- na capital amapaense.

Segundo a presidente da ONG Anjos Protetores, que se dedica a cuidar de animais de rua Macapá, Laudenice Monteiro, com o projeto do senador Randolfe, será mais fácil proteger cães e gatos da cidade.

Nossa ONG não compactua com o sacrifício de animais. Nosso foco é recuperar os cães e gatos com tratamento adequado e alimentação saudável. Já resgatamos cachorros em estado deplorável, desnutridos, com doenças graves e conseguimos salvá-los da morte. O poder público tem que caminhar neste sentido, que é destinar um espaço estruturado para abrigar os animais de rua e trabalhar campanha de adoção. Com o profeto do senador, os centros de zoonoses serão obrigados a fazer a castração e trabalhar sobre a posse responsável (adoção) destes animais. Estamos felizes pela medida, agora é fiscalizar a sua aplicação”, pontuou Laudenice Monteiro.

Heloísa Almeida e Elton Tavares
Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *