Remaking de documentário social britânico filmado com apoio do MP-AP é finalizado e disponibilizado ao público

O filme Housing Problems Macapá foi filmado nas áreas de ressaca do bairro Congós com apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP), sob a direção dos professores-doutores Peter Lucas, da The New School University, e Bianca Moro, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Com produção da procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, a versão tucuju do documentário foi publicado nesta quinta-feira (23), em plataforma do Youtube.

As imagens foram feitas, em 2017, durante dois dias nas áreas alagadas do bairro Congós, com apoio do líder comunitário José Elenildo (Mujoca). O vídeo foi editado e finalizado este ano, com contribuições dos editores Getúlio Barreto e Antônio Batista.

Peter Lucas veio ao Amapá a convite do MP-AP para participar do I Ciclo de Palestras Ambientais, abordando a problemática dos precários conglomerados habitacionais urbanos, a exemplo do que ocorre nas áreas de ressaca em Macapá. Generosamente, ele chegou à cidade de forma voluntária e propôs para a comunidade local fazer parte de seu projeto, iniciado há alguns anos, que consiste em fazer o remaking do filme (de 1935) em diferentes versões ao redor do mundo.

“Foi uma grande honra para os envolvidos receber este convite, além de representar uma enorme oportunidade para chamar a atenção da situação crítica e desesperadora em que vivem os moradores das ressacas”, ressalta Bianca Moro.

Para a PGJ é gratificante poder contribuir com esse registro sobre Macapá. “Este filme é o resultado do encontro de objetivos comuns sobre as questões ambientais urbanas e que resultaram nessa produção que retrata um pouco a realidade de muitos moradores de Macapá e da Amazônia”, manifestou Ivana Cei.

Housing Problems é um filme que foi realizado pela primeira vez em 1935, em Londres. Foi o primeiro trabalho na história dos documentários em que os moradores falaram diretamente para a câmera, relatando os problemas que estavam enfrentando nas favelas de Londres. É um filme famoso na história do cinema, porque revela um momento em que a classe trabalhadora ganha voz nesse assunto.

Ficha Técnica

O acesso à comunidade foi orientado pelo Sr. José Elenildo (Mujoca).

Produzido pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Lúcia Franco Cei, em associação com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Macapá e o Ministério Público do Amapá.

Dirigido por Peter Lucas e Bianca Moro.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Gilvana Santos
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *