Resenha do livro “Amazônia – Região Universal e Teatro do Mundo” – Por Andreia França

Livro: Amazônia – Região Universal e Teatro do Mundo.

“Este instigante volume nos devolve uma Amazônia bem diferente, com certeza, daqueles clichês costumeiros com que nos habituamos a vê-la. Fruto bem-sucedido de trabalho acadêmico e artístico-cultural coletivo, a partir de seminário internacional realizado em Viena, em 2007. Os artigos reunidos neste livro revelam uma região tão vital para o planeta quanto complexa, sob todos os aspectos. E que só poderá ser preservada à medida que entendida.”

Nessa linha, ainda me abisma o quanto “forasteiros” re.conhecem o potencial e riqueza da região mais biodiversa do planeta, ao passo que nós, nascidos em seu seio, filhos e habitantes fazemos pouquíssima, ou talvez, nunca foi questão nem pra “ganhar pontos” na escola, alvará de valor afetivo e efetivo.

A #Amazônia é o palco do presente e futuro da terra. Há tantas construções que urgem nossa participação para não continuarmos a ser os “índios/amazônidas” seduzidos por bugigangas gringas, entregando nosso santuário de bandeja nas mãos dos neocolonizadores, eleitos inclusive. Estamos falhando miseravelmente e os conflitos e expropriações aumentarão.

Por ser globo e não plano o mundo que habitamos (1° série) e tudo estar interligado, as Nações “politizadas” e o futuro nos precisa e deseja. Enquanto nós, AQUI… Amodo que seguimos deitados pós-açaí do meio-dia, em rede esplêndida.

Maizéisso, independente das razões que nos levaram ao “apagamento e não formação” pra valoração de nossas raízes e identidade, ainda dá tempo, eu penso; e com tanta tecnologia e recursos, tradição e ciências, podemos nos aplicar a construir futuros + “prósperos” pros nossos curumins vindouros. Nem que seja pra vender caro seu pedaço de terra, e não ser meros escravos dos Chineses, quando forem os donos legais dos nossos quintais. De rocha meu mano, te experta, defende e valoriza o teu pirão!!

Bora y rema!! E como diria nosso querido Nilson Chaves: “Sou muito mais, sim, eu sou #amazônia.”

*Andreia França é especialista em Docência e em Mídias na Educação, Designer de Produtos – Gerente em Redes de Computadores e técnica em Edificações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *