Resgate e tradição marcam passagem de escolas municipais no Desfile Cívico na Av. FAB

img_6586
O fim de tarde do feriado de 7 de setembro ficou marcado pelo resgate do desfile cívico na Av. FAB, em Macapá. O momento proporcionado à comunidade pela prefeitura trouxe ainda a exibição dos projetos sociais, culturais, desportivos e pedagógicos executados nas escolas e pela Secretaria de Educação.

Dois mil alunos levaram para a avenida o tema “Revisitando a Educação da Rede Municipal de Macapá: memórias e saberes”. Toda a programação vem dar continuidade ao trabalho de valorização dos espaços históricos realizado pela prefeitura desde o início do ano. “A intenção de fazer o desfile aqui iniciou desde a comemoração de aniversário da cidade, quando tivemos a reinauguração da Praça da Bandeira. Lançamos essa proposta para as escolas [de resgate da tradição] e todos concordaram a realizar o desfile. Este é um momento muito emocionante para todos que aqui estão presentes, de poder rever o desfile do jeito como ocorria antigamente”, disse a subsecretária de Educação, Sandra Casimiro.

img_6576
O desfile teve início com a banda da Guarda Municipal, seguido do pelotão das bandeiras oficiais escolares das escolas. Ao longo de toda a programação, foram apresentados projetos de arte, cultura, lazer, esporte e saúde. Estudantes da Escola Municipal José Leoves Teixeira chamaram atenção na avenida durante a apresentação do projeto de leitura que envolve a cultura do Marabaixo na contação de histórias. “Trouxemos a história ‘Fiz voar o meu chapéu’, de Ana Maria Machado, e introduzimos o Marabaixo na contação. As crianças se envolvem por meio dessa oficina que ministramos na escola. Inclusive, a parceria com outro projeto desenvolvido resultará no lançamento de um livro produzido pelos alunos”, ressaltou Ângela de Carvalho, responsável pelo projeto na escola.

img_6817

A apresentação de estudantes com os tradicionais uniformes usados nos desfiles das décadas de 60 e 70 trouxe emoção e boas lembranças ao público presente. “Este é um momento muito emocionante, de lembrar como era bonito naquela época e poder estar revendo tudo de novo. Eu desfilei aqui, e lembro que tínhamos que acordar muito cedo para arrumar o uniforme para vim desfilar. Era muita alegria!”, lembrou a dona de casa Marisete Cardoso, 53 anos.
img_6547
Toda uma estrutura foi montada no trajeto da FAB, entre as ruas Odilardo Silva e São José. Arquibancadas, calçadas e laterais da via foram tomadas por centenas de espectadores. A dona de casa Nazaré Monterrey, 61 anos, e moradora do Centro da cidade, destacou a alegria de poder estar revendo o desfile voltar à Av. FAB. “É uma honra! Meu coração está repleto de alegria, tudo aqui está muito bonito. Esse resgaste é o que precisa para Macapá”.

A participação das escolas veio para exaltar a volta dos desfiles cívicos para a Av. FAB, após mais de vinte anos. Mais do que uma prática comemorativa pela passagem da Semana da Pátria, constituiu-se uma oportunidade de reflexão e socialização dos projetos pedagógicos inovadores voltados para a qualidade social da educação.

Márcia Fonseca/Asscom PMM
Contatos: 98138-7609 / 99118-7183
Fotos: Saulo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *