Residencial Oscar Santos: um memorial a céu aberto


A Prefeitura Municipal de Macapá instalou um memorial em homenagem a Oscar Santos na principal via do primeiro conjunto habitacional da gestão do prefeito Clécio Luís. O Mestre Oscar Santos olha serenamente para o horizonte e sopra sua flauta transversal espalhando notas musicais que ecoam por todos os lados.

Oscar Santos (1905 – 1976) foi um dos mestres da música amapaense, popularmente conhecido como Mestre Oscar, também é considerado um dos maiores educadores musicais da Amazônia. Foi com a dedicação ao ensino de todos os instrumentos na área de sopros, percussão, violão, violino, entre outros, que ele desencadeou uma revolução na educação musical do então Território Federal do Amapá.

O memorial montado no conjunto habitacional é um símbolo comemorativo ao revolucionário da educação musical na Amazônia. A presença da ilustre figura reforça o conceito de cidade criativa adotada pela PMM para as novas intervenções que aprimora a qualidade de vida na cidade de Macapá.

Criado pelos artistas da Associação Macapaense de Artesão e Artistas (Amaarte), o monumento é confeccionado em fibra de vidro que recebe pintura metálica. Todo o processo de criação durou quinze dias de trabalhos intensos. “Os artistas precisavam de um prefeito que os vissem como cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento local, adorei o convite para participar deste projeto de grande significado histórico e cultural que envolve o nome do Mestre Oscar”, afirmou o escultor Ernandes Melo.

Segundo o artistas Jansen Silva, a peça em tamanho real que compõem o memorial, pesa cerca de 50kg e é  uma forma de manter viva a memória de Oscar Santos entre os amapaenses, principalmente no cotidiano dos moradores do residencial.

Além do memorial, o residencial Oscar Santos possui 16 vias públicas que recebem nomes de músicas em homenagem aos poetas, compositores e intérpretes regionais, o que valoriza a cadeia produtiva musical da região. Todas as vias receberão sinalização vertical com referências a música, e serão identificadas por totens, cada um com de 2,4 metros de altura, também construídos pelos artistas da Amaarte.

A iniciativa da PMM homenageia a música regional e agrega valores simbólicos ao residencial que será oficialmente inaugurado pelo prefeito Clécio Luís, na noite desta sexta-feira, 8, às 18h,  com a entrega das casas e sorteio de eletrodomésticos e móveis aos novos moradores.

Na ocasião, cantores regionais, herdeiros diretos e indiretos da arte do Mestre Oscar, interpretarão as canções que dão nome a Rua principal do Conjunto e as suas 15 alamedas.

Nomes das vias:

01. Rua Sentinela Nortente – Osmar Júnior – via principal
02. Alameda Toada Cabocla – Marcelo Dias / Miguel Júnior
03. Alameda Doce Cantar – Ana Martel
04. Alameda Rosário de Ouro – Val Milhomem / Joãozinho Gomes
05. Alameda Minha Cidade – Bebeto Nandes
06. Alameda Pérola Azulada – Zé Miguel / Joãozinho Gomes
07. Alameda Bacabeira – Enrico / Joãozinho Cleverson
08. Alameda Luz do Mundo – Manoel Cordeiro / Roneri
09. Alameda Pedra Negra – Fernando Canto
10. Alameda Sereia dos Rios – Rambolde Campos
11. Alameda Negro de Nós – Ilan do Laguinho
12. Alameda Floração –  Beto Oscar / Helder Brandão
13. Alameda Padroeiro São José –  Adelson Preto
14. Alameda Colibri – Finéias Nelluty
15. Alameda Lugar  Bonito – Nivito Guedes
16. Alameda Andorinha – Oscar Santos

Texto: Paulo Rocha
Fotos: Nayana Magalhães
Asscom Fumcult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *