Residências Artísticas divulga selecionados e programação para vivência na Casa Fora do Eixo Amapá


Bandas do norte do país são as selecionadas para participar da etapa do projeto que começa essa semana em Macapá e integra outras 6 capitais brasileiras

O Residências Artísticas, que prevê vivência de músicos e grupos iberoamericanos pelas Casas Fora do Eixo, desenvolve atividade na próxima semana em Macapá com a participação da banda Sislop, Morrigam e João Amorim. Os músicos irão passar na sede residência do Fora do Eixo e participarão de vivência cultural, shows, Pós TV e ainda farão uma jam session durante o Domingo na Casa. Eles também terão o suporte da equipe do Fora do Eixo na cidade para realização de reuniões, auxiliando no seu planejamento de comunicação e de carreira.

O projeto é realizado com apoio do Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas, o IBERMÚSICAS, que visa fomentar a presença e o conhecimento da diversidade cultural ibero-americana no âmbito das artes musicais, estimulando a formação de novos públicos e aumentando o mercado de trabalho dos profissionais do ramo.

Sobre o projeto

De abril a dezembro as Casas Fora do Eixo (São Paulo, Sul, Nordeste, Amapá e Minas) receberão artistas e bandas de toda a Iberoamérica, com o objetivo de vivenciar o dia a dia de uma residência cultural e realizar atividades de fomento à criação e produção musical. Durante a vivência, os artistas desenvolverão suas habilidades criativas em trocas com músicos locais, comunicadores e produtores. Na agenda também estão previstas a realização de ensaios abertos, shows na cidade e região, e ainda, a realização de um produto final como resultado da vivência, que pode ser caracterizado por uma faixa, um bootleg (gravação ao vivo), show ou videoclipe.

O projeto é voltado para bandas brasileiras e de outros países iberoamericanos que tenham interesse em circular, difundir a cultura de suas cidades, estados ou países, e também promover o intercâmbio musical. Podem participar grupos dos 10 países que compõem a região, a saber: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Brasil (todos os seus estados).

Sobre as bandas: 

João Amorrim

“Invisível como amor
quero meu lugar no tempo
Nesse mundo tão pequeno
feito nômade mudar
em festivo movimento.”

-Nômade.

O cantor lançou em novembro seu primeiro CD que conta com músicas como “Dia”, “Margaridas”, “Nômade” e “Para Sempre”.


Morrigam

Banda brasileira (Macapá – AP), de Folk Metal/Death Metal Melódico com temáticas pagãs relacionadas à vikings, celtas, deuses nórdicos e, principalmente, ao folclore brasileiro. Criada no início de 2013 por Fernanda Brasil e Kallebe Amil que adotaram o nome inspirados na deusa celta da guerra Morrígan (Morrigu ou Mor Rioghan), como o objetivo de fazer músicas que mesclassem o peso do Death Metal e do vocal gutural com melodias folclóricas brasileiras (indígenas e regionais do norte e nordeste) e celta.


Sislop

A produção musical da banda amapaense têm conquistado público e criticas nos últimos tempos com músicas lançadas como “Malditas Lembranças” e “Labirinto”, que ganhou um clip no meio do ano realizado no Studio Knob.


Sobre a Casa Fora do Eixo Amapá

A Casa Fora do Eixo Amapá, com sede em Macapá, é mais um ponto na imensa trama que constitui, hoje, a rede Fora do Eixo – movimento social que une coletivos de cultura presentes em todas as regiões do Brasil e alguns países da América Latina. A Casa é uma zona autônoma permanente que têm em seu cotidiano um ambiente híbrido e inovador. Compreende em um só lugar moradia, escritório, espaço de vivências, espaço para shows e agência de mídia livre, além de ser ambiente de trabalho para todas as frentes do Fora do Eixo.

Tida como uma Residência Cultural, atua como espaço de intercâmbio de informações, metodologias, práticas colaborativas e construção coletiva, o que a torna mais um Campus da Universidade Livre Fora do Eixo. Hoje, a Casa Amapá está instalada na Avenida dos Tembés, 160, bairro Beirol – entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá. Sempre trabalhando na articulação com todo o estado e na construção de uma rede de parceiros, tanto no Amapá, quanto em Macapá.

SERVIÇO

29/12 – Ensaio Aberto
Local: Teatro das Bacabeiras
10h – Morrigam
14h – Sislop
18h – João Amorim
28/12 – Programa na internet
Canal www.postv.org
14h – Internet: experiências amazônicas na produção cultural com Sislop e convidados
16h – O Valor Amazônico e a produção independente com Morrigam e convidados
18h – Música Brasileira no meio do mundo com João Amorim e convidados
29/12 – Domingo na Casa
17h na Casa Fora do Eixo Amapá
Com shows João Amorim, Morrigam e Sislop
Local: Avenida dos Tembés, 160. Bairro Beirol. Macapá/AP
Facebook: http://bit.ly/residenciasartisticas
Casa Fora do Eixo Amapá: www.facebook.com/CasaFdEAmapa

Informações:

Karinny Magalhães
casafdeamazonia (96) 9195 9059 / (91) 8303 4699
Casa Fora do Eixo Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *