Responsabilidade social: Prefeitura leva serviços sócio-assistenciais para localidades da foz do rio Araguari

Equipes da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) estiveram nos dias 25 e 26 nas comunidades de Igarapé Novo e Bom Amigo, foz do rio Araguari, levando aos ribeirinhos o projeto Pororoca Solidária. Técnicos do Instituto de Turismo (Macapatur) e Secretaria de Ação Social e Trabalho (Semast), em parceria com o Instituto Pororoca, fizeram cadastramento e distribuição de Kit Bebê. Dez profissionais da PMM fizeram parte da expedição, que levou também surfistas profissionais e equipes de jornalismo nacional e internacional. 

As localidades são isoladas de Macapá pelo difícil acesso à foz, distante cerca de 200 km da cidade. A ação promove a inclusão de famílias que moram distantes, em programas sociais. A técnica da Semast, Débora Frazão, explicou que levar benefícios a estas localidades é fundamental para amenizar os riscos da vulnerabilidade social. “Muitas não sabem que têm direito aos programas sociais dos governos. Esta ação da Prefeitura faz parte das políticas de melhoria de vida para cidadãos que moram em áreas afastadas”, esclareceu.

Os profissionais conseguiram inscrever sete famílias no Cadastro Único. Elas se enquadram no perfil exigido para serem beneficiadas pelos programas sociais dos governos Federal, Estadual ou Municipal. Doze mães receberam o Kit Bebê, com itens como fralda, toalhas, banheiras, roupas, mamadeiras e material para curativo. O cadastramento não alcançou mais famílias por falta de documentos das mesmas.

A moradora do Igarapé Novo, Érika Pantoja, falou que esta ação nunca havia acontecido na região. “É muito difícil irmos à Macapá, então, este serviço é muito bem vindo”, disse. A ribeirinha Marineli Maciel, da comunidade Bom Amigo – uma das mães contempladas com o Kit Bebê, agradeceu a iniciativa. “Nunca tinha recebido a visita da PMM em casa. Quero, em nome de todos, agradecer, pois nossa comunidade é carente e precisa de políticas públicas como esta, principalmente mulheres que esperam bebês, como eu”, frisou.

Elton Tavares 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *