Resultados de pesquisas são expostos na III Jornada Científica da Embrapa Amapá

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), será realizada em Macapá a III Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amapá (JICAP) nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório Tucuju, com palestras de pesquisadores, exposição de pôsteres e apresentações orais de resultados de estudos desenvolvidos por acadêmicos e pesquisadores. Ainda como parte do evento, acontecerá o “II Café com Ciência” na biblioteca da Embrapa Amapá, às 17 horas da sexta-feira, 27/10, com apresentação de dois novos trabalhos técnico-científicos na área de quelonicultura (ênfase em tracajás). O evento é gratuito, dirigido às comunidades científica e acadêmica. Saiba mais no hotsite http://app.cpafap.embrapa.br/jornada

A abertura da III JICAP será as 8h30 da quinta-feira, 26/10, com afixação dos pôsteres de 26 trabalhos científicos no corredor do prédio administrativo, onde ficarão em exposição durante todo este dia. Entres os trabalhos a serem expostos estão “Percepção do produto orgânico para o consumidor: estudo de caso no Amapá”, da acadêmica Ana Karolina Lima Pedrada, e pesquisador Wardsson Lutrino Borges; e “Crescimento de açaizeiros em latossolo amarelo no Estado do Amapá”, dos acadêmicos Larissa Favacho, Danielle Rodrigues e Rayane Rios, e pesquisador Silas Mochiutti. Veja a lista completa dos trabalhos em posteres: http://app.cpafap.embrapa.br/jornada/index.php/posteres

A programação de palestras iniciará às 9h da quinta-feira, 26/10, com o pesquisador Ricardo Adaime, do Núcleo de Pesquisas em Proteção de Plantas, abordando o tema “Princípios de Redação Científica”. Os desafios e oportunidades de estudar no exterior é o tema da palestra seguinte, a ser apresentada pela pesquisadora Eleneide Doff Sotta, do Núcleo de Pesquisas em Recursos Florestais. O módulo de palestras será encerrado no período da tarde, com a apresentação da professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Maria das Dores Correia Palha, abordando o tema “Academia e o Pesquisador: refletindo sobre criador e criatura”.

Na sexta-feira, 27/10, a programação constará de apresentações orais pela manhã e à tarde. Um total de oito trabalhos de bolsistas de Iniciação Científica CNPq/Embrapa serão apresentados a uma banca composta por cinco avaliadores, pesquisadores ou analistas da Embrapa, e mais um pesquisador convidado. O trabalho intitulado “Levedura e alga na alimentação de pirarucu: efeitos sobre as variáveis hematológicas”, dos acadêmicos Ruan da Silva Ramos, Maria Danielle Figueiredo Guimarães Hoshino, e pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka, será apresentado às 14h30. No final do dia, haverá entrega de certificados para os três melhores trabalhados apresentados oralmente e para os três melhores apresentados em forma de pôster. Veja a lista completa dos trabalhos em apresentações orais: http://app.cpafap.embrapa.br/jornada/index.php/apresentacoes_orais

Jornada de Iniciação Científica divulga e avalia resultados de pesquisas

A Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amapá (JICAP) é um evento que objetiva divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica de graduandos que participam do Programa de Iniciação Científica desenvolvido na Embrapa Amapá, que conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). A III Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amapá marca a finalização do ciclo de 12 meses em que o bolsista se inseriu na pesquisa e foi orientado pelo pesquisador ou analista da Embrapa.

O pesquisador Ricardo Adaime, presidente da Comissão Científica do evento, ressaltou a Iniciação Científica como “uma oportunidade ímpar de colocar os estudantes em contato com a ciência, desde a concepção de um projeto de pesquisa, passando por sua execução, análise dos dados e, por fim, a publicação dos resultados”. Também integram a Comissão Científica os pesquisadores Valeria Saldanha Bezerra, Silas Mochiutti e Cesar Santos, da Embrapa Amapá; Luís Maurício Abdon da Silva e Luciedi de Cássia Leôncio Tostes, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

A SNCT é realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. O objetivo é aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017 e tem como tema “A matemática está em tudo”.

PROGRAMAÇÃO DA III JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ

Dia 26/ 10/ 2017 (quinta-feira)

Auditório Tucuju
08:00 horas – Apresentações de pôsteres
8:30 às 9:00 horas – Abertura
9:00 às 10:30 horas – Palestra 1: Princípios de Redação Científica
Palestrante: Ricardo Adaime
10:30 às 12:00 horas – Palestra 2: Desafios e oportunidades de estudar no exterior
Palestrante: Eleneide Doff Sotta
15:00 às 16:30 horas – Palestra 3: A Academia e o Pesquisador: refletindo sobre criador e criatura
Palestrante: Maria das Dores Correia Palha
16:30 às 17:30 horas – Apresentações de pôsteres

Apresentações Orais e Premiação

Dia 27/ 10/ 2017 (sexta-feira)
Auditório Tucuju
9:00 horas – Apresentações orais – Bolsistas de Iniciação Científica CNPq/EMBRAPA
As Apresentações Orais deverão ocorrer no tempo máximo de 20 minutos (15 minutos de apresentação e 5 minutos para perguntas).

II Café com Ciência

Dia 27/ 10/ 2017 (sexta-feira)
Biblioteca Dr Dorival Pimentel (Embrapa Amapá)
17:00 horas – Lançamento dos seguintes trabalhos:
ARAÚJO, J. da C. Contenção física, pesagem e medição de quelônios de água doce em cativeiro. Macapá: Embrapa Amapá, 2017. 6 p. (Embrapa Amapá. Circular técnica, 42).
YOSHIOKA, E. T. O.; COSTA, R. de A.; BRASILIENSE, A. R. P.; CASTELO, A. S.; DAMASCENO, L. F. Avaliação fisiológica de filhotes de tracajás Podocnemis unifilis alimentados com diferentes níveis de proteína nas rações. Macapá: Embrapa Amapá, 2017. 19 p. (Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 98).


Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 3203-0287 / 3203-0200

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *