Reunião debate participação do Amapá na Olimpíada de Língua Portuguesa


A primeira-dama do Estado, Cláudia Camargo Capiberibe, reuniu-se nesta quinta-feira, 22, no Palácio do Setentrião, com a conselheira do segmento de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do Amapá, Carla Nobre e a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que organiza a participação do Amapá na 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

De acordo com as servidoras públicas da Educação, o concurso, que possui várias etapas, como oficinas nas escolas, concorrência nas instituições de Ensino, eliminatórias municipais, estaduais e regionais, até o encontro nacional, que acontecerá em dezembro de 2012, tem o objetivo de ampliar conhecimento da escrita, assim como da estrutura da Língua Portuguesa.

Poderão participar da Olimpíada de Língua Portuguesa professores e alunos da rede pública do 5º ano do ensino fundamental ao 3ª ano do ensino médio. O concurso acontece somente nos anos pares.

As servidoras também explicaram que o Amapá foi medalhista (ouro, prata e bronze) nos dois concursos anteriores com professores e alunos das Escolas Estaduais Josefa Jucileide, Santa Maria e Sebastiana Lenir, nas categorias Língua Portuguesa, Artigo de Opinião e Memórias Literárias.

A primeira-dama ressaltou que é fundamental apoiar a Olimpíada, já que o concurso estimula a prática da leitura e da escrita.

Cláudia Capiberibe garantiu que o governo estadual dará suporte necessário para que a equipe da Seed formule mecanismos para fortalecer as escolas que representarão o Amapá no certame, e para que a Secretaria de Educação possibilite que colégios de outros municípios do Estado possam participar das Olimpíadas, já que somente instituições de Macapá estão concorrendo no pleito literário.

“A Olimpíada incentiva a educação no Estado. Portanto, daremos o apoio necessário para o concurso e trabalharemos para que mais escolas participem. Com isso, pretendemos estimular a leitura e a escrita nos estudantes amapaenses”, ressaltou a primeira-dama.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *