Reunião no MP-AP define planejamento para capacitação em levantamento de perfil profissiográfico

Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (5), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e os representantes do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) definiram como será feita a capacitação em “Estudo Científico de Cargos – Perfil Profissiográfico”. O objetivo é preparar os psicólogos do quadro de efetivos para elaboração do estudo científico necessário para o provimento de cargos de membros e servidores da instituição.

A procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e a corregedora-geral do MP-AP, Estela Sá, participaram da reunião conduzida pelo fiscal do contrato celebrado com o Cebraspe, psicólogo Ricardo Barbosa, e o assessor técnico José Villas Boas, fiscal suplente.

Esta é a primeira reunião sobre o curso a ser realizado pelo Cebraspe, para tirar dúvidas e discutir a necessidade de seguir uma metodologia, cientificamente comprovada para levantar o perfil, em cumprimento à Resolução nº 002/2016 do Conselho Federal de Psicologia.

Pelo contrato, além da capacitação dos psicólogos do quadro efetivo da instituição, a empresa deverá realizar o levantamento do perfil profissiográfico do cargo de Promotor de Justiça do MP-AP, com a participação dos membros, a fim de avaliar e elaborar o relatório técnico do Estudo Científico do cargo. Após a conclusão, os trabalhos deverão passar pela validação da Administração Superior do MP-AP.

“Na Lei Orgânica do Ministério Público do Amapá fala da avaliação psicológica como fase eliminatória do concurso para o do cargo de membro, e a Lei 2.200/2017 para os cargos de servidores. É uma das fases que precisa constar no edital do concurso, o perfil psicográfico, para validação pelo Conselho de Psicologia”, justificou Ricardo Barbosa.

A PGJ falou que a contratação é um investimento na qualificação dos profissionais do MP-AP para que estejam aptos a realizar esse estudo para futuras contratações para o quadro de pessoal da instituição. “Além de qualificar tecnicamente nossos servidores, teremos pronto o perfil profissiográfico do promotor de Justiça do Ministério Público do Amapá para o próximo concurso que pretendemos realizar”, manifestou Ivana Cei.

Ao final do encontro virtual, o Cebraspe ficou de encaminhar, em uma semana, o projeto do curso e o cronograma de execução, que por conta da pandemia, poderá apresentar adequações à proposta inicial.

Perfil Profissiográfico

Relativo ao registro detalhado das tarefas a serem efetuadas ou próprias de uma profissão, bem como o modo como elas devem ser desenvolvidas. O perfil profissiográfico também traz as características psicológicas desejadas e as restritivas ao exercício da função.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Gilvana Santos
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *