Réveillon na orla de Macapá terá shows virtuais e soltura de balões no lugar dos fogos

Fortaleza de São José de Macapá será iluminada para a soltura de balões — Foto: Lorena Kubota/G1

Por John Pacheco

Sem aglomeração, o abraço desejando felicidades, mas com muita fé e otimismo, sem esquecer dos desafios a serem superados. Sem festa, mas com celebração, o tradicional Réveillon da Beira Rio, na orla de Macapá, será virtual, com um culto ecumênico seguido de shows musicais na passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro de 2021.

A medida foi tomada para evitar qualquer aglomeração, sob o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Com artistas locais e representantes das religiões católica, evangélica e de matriz africana, a programação vai acontecer, sem a presença de público, na Fortaleza de São José e será transmitida pela internet.

A organização da programação terá no local apenas a equipe necessária para o evento, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Associação de Músicos e Compositores do Amapá (Amcap).

À meia-noite de 1º de janeiro, a mais que tradicional queima de fogos será substituída pelo silêncio. Ao invés das luzes, serão soltos balões, cada um homenageando os mortos pela Covid-19 no estado, que até esta quinta-feira (24), somam 891.

A programação, de 21h30 às 1h, poderá ser acompanhada de qualquer lugar no Facebook e canal do YouTube da Secult. A música fica por conta de artistas, como Enrico Di Miceli, Osmar Júnior e Paulinho Bastos.

“Vamos fazer dentro da Fortaleza, na parte interna. Teremos inicialmente o culto ecumênico e à meia-noite vamos soltar os balões brancos. Vamos fazer uma iluminação forte para que as pessoas tenham a visibilidade dos balões quando soltarmos”, explicou o secretário de estado da Cultura, Evandro Milhomen.

A organização reforça que os macapaenses evitem circular no entorno da Fortaleza, pois não haverá nenhuma programação no local para o público, somente a on-line. Milhomen reforça também que as pessoas não façam grandes concentrações.

“Uma coisa tranquila, serena, para termos esse momento de reflexão, de tudo o que está acontecendo e com a paz de que poderemos entrar num ano novo melhor”, completou.

Banda Negro de Nós será uma das atrações a se apresentarem na primeira hora de 2021 — Foto: Divulgação/Sesc

Confira a programação do Réveillon Virtual Religioso:

Culto ecumênico

21h40 – apresentador
21h45 – pastor
22h10 – padre
22h35 – cultos afros
Programação musical

23h – Francisco Alves
23h10 – Paulinho Bastos
23h20 – Jorginho do Cavaco
23h30 – Enrico Di Miceli
23h40 – Joãozinho Gomes
23h50 – Osmar Júnior
0h – Soltura dos balões e celebração do Ano Novo
0h10 – Brenda Melo
0h20 – Afro Brasil
0h30 – Adenor Monteiro
0h40 – Rambolde Campos
0h50 – Negro de Nós
1h05 – encerramento da transmissão

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *