Revisão biométrica: TRE/AP realiza o recadastramento digital que garante direitos ao cidadão

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) realiza a revisão biométrica, que consiste no recadastramento digital de eleitores do Estado. Por enquanto, a medida é obrigatória a todos os eleitores de Macapá e Santana. Para efetuar o recadastramento, o eleitor precisa de documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral.

Na capital amapaense, os atendimentos são realizados na sede do TRE, de 8h às 14h. E em órgãos públicos como INSS, Secretaria de Estado da Administração (Sead) e unidades Super Fácil. Para os eleitores santanenses, o serviço disponível no Cartório Eleitoral do município, localizado no Fórum de Santana e Super Fácil da cidade.

A pessoa que não realizar a revisão biométrica terá o Título de Eleitor cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. O cancelamento implica também no impedimento de matrícula em instituições de ensino superior e impede o cidadão de assumir cargo público, em caso de aprovação por concurso.

O novo método visa evitar fraudes no processo de identificação do eleitor e fortalece a lisura do pleito. Além disso, a revisão biométrica auxilia na implantação do Registro de Identidade Civil (RIC), que unificará a documentação individual (RG,CPF, Título de Eleitor, entre outros) do cidadão em somente uma cédula, o que diminui a burocracia para a aquisição se serviços públicos.

A partir de julho de 2013, a revisão biométrica será estendida aos outros municípios amapaenses.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/8406-4977/91474038
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br
Twitter: @TREAmapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *