Rica biodiversidade “Árvore no Bioparque da Amazônia” abriga mais de 300 orquídeas

O Bioparque da Amazônia é uma área muito bem preservada, no meio da capital do Amapá, rica em biodiversidade. O local ainda guarda um potencial enorme da flora e da fauna amazônica e muitas surpresas.

Recentemente, a árvore identificada como pacapeua foi descoberta por funcionários do Bioparque da Amazônia. Ela fica bem próximo ao muro da frente do parque, pela rodovia JK.

As mais de trezentas orquídeas, numa única árvore, foram uma delas. A olho nu, os biólogos do parque já identificaram apenas três – Catacetum, Oncidium e Epidendrum. As demais aguardam identificação.

Orquidário

O Bioparque da Amazônia possui um orquidário com 84 espécies de orquídeas catalogadas e quase 180 unidades em exposição. Desse total, 74 são nativas da Amazônia amapaense e 10 híbridas, ou seja, sofreram algum tipo de modificação pelo homem em laboratório. O espaço é um dos mais procurados no parque, especialmente pelos amantes da planta. A época é de floração das orquídeas e as flores exalam diferentes perfumes que contagiam e invadem todo o parque.

Fátima Santos é a gerente do orquidário do Bioparque da Amazônia. Ela conta que muitas pessoas procuram o espaço em busca de orientação sobre o cultivo, floração e tipos de insumos necessários para ter uma orquídea. “A orquídea não precisa de muita coisa. A planta precisa apenas de atenção”, observou.

Espécies

As orquídeas compõem a família Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. Elas despertam interesse de admiradores e colecionadores como nenhuma outra espécie de planta. Existem até os chamados “orquidófilos”. A orquídea é uma planta hospedeira, não é uma parasita. Existem milhares de espécies no mundo. Muitas são utilizadas para fins ornamentais, e algumas cultivadas pela sua utilidade: é o caso da espécie Vanilla, utilizada na produção de baunilha, e a perfumada Jumellea, utilizada na produção de perfumes.

Existem variedades de orquídeas aéreas, terrestres e aquáticas. Segundo Fátima Santos, o Amapá possui 242 espécies de orquídeas nativas catalogadas. No orquidário do Bioparque da Amazônia, estão em época de floração a micro orquídea Stelis Paraensis, nativa do Amapá; Catileia e Phalaenopsis, espécies híbridas, e a Brassia Chloroleuca, nativa da região do Maruanum.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Volnei Oliveira
Assessor de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *