Rita Barcessat gira a roda da vida. Feliz aniversário, querida amiga!

Rita Barcessat – Foto: arquivo Pessoal.

Quem lê este site, sabe: gosto de parabenizar amigos em seus natalícios, pois declarações públicas de amor, amizade e carinho são importantes pra mim. Neste vigésimo primeiro dia de outubro, Ana Rita Barcessat gira a roda da vida e rendo lhe homenagens.

Gabo-me de ser amigo de muita gente Phoda. Rita é uma dessas pessoas. Ela é professora universitária do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Mestre em Laser na Odontologia e Doutora em Estomatologia e Patologia Oral pela Universidade de São Paulo (USP). Ela é reconhecidamente uma profissional competente, estudiosa imparável (como diz o amigo Fernando Canto, no sentido de nunca parar) e responsável.

Com a querida Rita, na Banca Rios Beer.

Ela também é sócia-proprietária do melhor pub de Macapá, a Banca Rios Beer Cervejaria, leitora da carcaça alheia (com diagnóstico mais rápido que foto polaroide), pois domina a técnica do “corpo explica”, melhor fazedora de tábuas de frios desta cidade no meio do mundo, visão estrategista política e filosofa de bar, ativista, humanista, feminista, humorista de rodadas, às vezes doida varrida, noutras sábia visceral, gaita, geniosa, às vezes malaca, sempre descolada sagaz, maluca das antigas, meio bruxa e broda deste editor. Ufa! Ela é caralhenta mermo!

Nesta linha, como tudo que se propõe a fazer, Rita é uma mulher mãe de família. Ela desempenha com maestria os papéis de esposa do também Igor Maneschy, mãe do Matheus (ambos também brothers), Caique e Marina (a estrela do clã), além de outra cria à caminho.

Barcessat é culta, amante de vinhos, Rock and Roll, bem humorada e desencanada. Ao mesmo tempo é brava, desconfiada, e cirúrgica em suas colocações. Uma mulher autêntica, ultra-inteligente, agradável, coerente, gente boníssima, comprometida com os seus (sejam amigos ou familiares) e uma figuraça que gosto de ter por perto.

Igor, Rita, Caique, Matheus e Marina – Foto: arquivo Pessoal.

Ela e o marido são meus mais novos queridos amigos. Acredito que nosso consideramento é mútuo, já que eles tratam este gordo de forma espetacular. Já contei, mas vou repetir. Conheci o casal em 2000, há 20 anos, quando eles iam a um boteco chamado “Lokau”, lá no bairro Santa Rita (próximo ao São Camilo), onde só tocava rock. Essa bar era meu e do grande amigo, Edmar Santos, o “Zeca”. Eu os achava um tanto boçais – meio pavulagem, para dizer a verdade. Ledo engano (a Rita disse que “isso mostra que não tenho bom feeling pra gente boa”). Foram necessárias quase duas décadas pra eu sacar que eles são demais paid’éguas.

Conversas sempre excelentes na companhia de gente safa e porreta. Com Rita e Igor, na Banca Rios Beer.

Com suas tiradas sagazes e irônicas, critica os manés de forma que eles, às vezes, nem sacam. Cheia de ditados e colocações meio regionais e meios sarcásticas, Rita emplaca, malandramente e caralisticamente, suas opiniões difíceis de rebater. Aí tem argumentação, tedoidé!

Inteligente e politizada (do jeito certo), com a Rita (e Igor) já curti muitas noitadas incríveis no super bar dela do que posso lembrar. A gente dá e recebe brodagem de forma recíproca. Seja dividindo cervejas, falando bobagens legais ou conversando sobre assuntos sérios. Afinal, já resolvemos os problemas de Macapá, do Amapá, Brasil e mundo várias vezes em nossos incontáveis papos porretas nas madrugadas que dividimos.

Com a querida Rita, na noite de autógrafos do meu livro, na Banca Rios Beer – Foto: Sal Lima.

Resumo da ópera (rock), esse texto é um registro da minha admiração, repeito e amizade por Rita Barcessat. Pois ela é uma mulher e tanto.

Rita, querida amiga, que teu novo ciclo seja ainda mais paid’égua. Que sigas com essa garra, sabedoria, coragem e talento. Que a Força esteja contigo. Saúde e sucesso sempre. Parabéns pelo teu dia. Feliz aniversário!

Elton Tavares

  • Avatar

    Rita é tudo isso e mas alguma coisa , minha primogênita ,cheia de luz , destemida , desapegada , sensível,encara de frente a alegria e a tristeza , tem em mente que é um dia de cada vez e vive intensamente , a ela o desejo do bem sempre .

  • Avatar

    Eu queria deixar um comentário Paidégua que fizesse juz ao texto, mas como não vou conseguir , fica aqui minha gratidão! ” malaca das antigas foi a melhor ” obrigada mano !

  • Avatar

    Às vezes a chamo de Ana, outras, de Rita, mas prefiro Mana. É que pra mim, é mais que uma amiga. É uma irmã. Desde 90 e antigamente a gente se vê, ela mais que eu pois, como dissestes, ela é leitora da carcaça alheia… às vezes me espanta.
    Minha amiga, felicidades!
    Precisou, é só acionar. Sabes disso.

    Quantas vezes mandei uma carta pelos correios nessa data.? Caraio, tô véi.

  • Avatar

    Ana Rita muito descrita neste Blog. (Ih! A rima já dava para iniciar uma canção…)
    Admiro muito essa criatura do bem que conheço desde piquititita e que desabrochou nesse mulheraço: destemida, forte sem perder a ternura , inteligente, lúcida, doce,generosa, companheira,……é linda!
    Parabéns, Rita! Que Papai do Céu a abençoe sempre!

  • Avatar

    Realmente uma mulher “incrivelmente incrível”, cheia de atributos e adjetivos boníssimos que fazem qualquer um se impressionar. Como aluno e orientando me alegro de a ter como professora, já como amigo me sinto muito feliz de poder conversar e principalmente escutar os conselhos desta pessoa maravilhosa.

  • Avatar

    Como disse nosso querido Ewerton, Rita é uma irmã e merece todos os adjetivos que li no post e nos comentários! Amiga de todas as horas, essa mulher é “phodasticamente” porreta!

  • Avatar

    Firme essa matéria! Parabéns ao autor e à minha irmã ( ela é tudo isso mesmo) ! O ” caralisticamente” foi ótimo! Rs…

  • Avatar

    Parabéns para a minha irmã Ana Rita, que esta sempre brilhando no quer que faça e por onde passa . abraços .

  • Avatar

    Que bela homenagem! Rita é uma mulher forte, inteligente, competente, com uma família linda! Vida longa para a Rita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *