Roberto Dinamite eternizado em sua maior morada – Crônica de Marcelo Guido

Crônica de Marcelo Guido

“Todos os amores que tenho és o mais antigo, tu és minha vida, minha história meu primeiro amigo, quem não me conhece me pergunta por que eu te segui, eu levo a cruz de malta no meu peito desde que nasci”, o trecho do cântico apaixonado traduz com fidelidade ímpar meu sentimento ao escrever tais linhas, meu amor digno e fiel ao Vasco da Gama se traduz nisso e toda essa paixão tem um início.

Roberto Dinamite, foi o primeiro jogador que admirei de verdade, alto, raçudo com um verdadeiro canhão nos pés levava o Vasco para cima em todos os jogos, protagonista marcante colocava sorrisos nos rostos vascaínos e fazia tremer as defesas adversárias.
Dinamite era o dono do time, o cara do Vasco, fui apresentado ao mesmo pelo meu pai que sempre dizia:

” Hoje tem Vasco de Dinamite “.

O Vasco do Dinamite, impunha respeito, o colocava sempre ao lado de 3 marcadores, todos sabiam que ao menor vacilo era bola na rede, era explosão, era euforia.

De todos os maiores que pisaram em São Januário ele era o maior, do Maracanã era rei, e 190 vezes que a rede estufou no campeonato brasileiro ele foi o autor.

Nada mais justo que em vida tal homenagem lhe fora concedida.

Na sua casa, de frente a sua torcida, Roberto Dinamite correrá e levará a alegria para os vascaínos.

Minha paixão pela agremiação começou cedo, veio do berço e ele era o intuito, ser Vasco é ser Roberto, e ter um tiro certeiro nos pés e a categoria ímpar de se jogar por amor.

De arrebatar corações, de empolgar milhões de apaixonados pelo Vasco e pelo bom futebol.

708 vezes ele fez a torcida sorrir, fez ter assunto, fez ter orgulho.
Venceu, perdeu , chorou e sorriu eternizou o amor e fez morada em cada coração que junto dele também leva cruz.


Meu primeiro grande ídolo, o cara que me fez amar o Vasco, gostar de futebol e que já era eterno para todos nós, agora ficará para sempre em seu maior reduto.

Muito obrigado Dinamite, como diria meu Pai o ” Dinamitaço”.

Que sua estátua nos lembre sempre o quanto somos gigantes e honrados por sua singular presença.

Dia 29 de abril de 2022 o Vasco da Gama inaugurou a estátua de Roberto Dinamite, o primeiro de todos os grandes artilheiros de São Januário.

*Marcelo Guido é jornalista, pai do Bento e da Lanna, além de maridão da Bia

**Publicado em maio de 2022 e republicado hoje, por conta da morte de Roberto Dinamite, aos 68 anos, ocorrida neste domingo (8), em decorrência de um câncer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *