Rodízio de veículos é prorrogado até 15 de julho em Macapá

Com a instituição do Decreto Municipal n° 2.051/2020, a Prefeitura de Macapá instituiu por mais 15 dias o rodízio de veículos na capital. A Companhia e Trânsito e Transportes, junto com a Guarda Civil Municipal e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, continuará nos bairros com barreiras sanitárias fixas e fiscalização volante nas vias.

O novo decreto não modificou os artigos relativos às regras do rodízio, permanecendo a mesma normatividade do anterior. “Continuaremos com a triagem de veículos de placas com final par, zero e novos sem registro para dias pares, e com final ímpar para os dias ímpares”, informa Manoel Filho, diretor de Trânsito da CTMac.

Nas primeiras duas semanas de reabertura gradual das atividades econômicas, período de 16 a 30 de junho, um maior número de veículos passou a circular entre os bairros de Macapá. “Com a flexibilização do Decreto Municipal 2.236, foi autorizada a circulação de segmentos essenciais e de profissionais que puderam transitar com placas contrárias ao dia permitido. No total, foram abordados 2.365 veículos automotores e notificados 246”, salienta Manoel Filho.

O diretor de Trânsito explica que o número menor de notificações com base no Artigo 187 do Código Trânsito Brasileiro demonstra que a maioria dos veículos circulava no dia de acordo com o final da placa. “Também observamos que ocorreu a diminuição de condutores desrespeitando o rodízio de placas. A maioria das placas contrárias pertencia a motoristas que estavam em serviços permitidos pelo decreto vigente”, esclarece.

Segunda fase do rodízio de veículos em Macapá

Com a segunda fase da reabertura das atividades econômicas em Macapá, o rodízio continuará até 15 de julho. As medidas de contenção de aglomerações e proliferação do novo Coronavírus continuam as mesmas do decreto anterior, que foram prorrogadas com o de n° 2.051/2020.

“O rodízio de veículos tem o objetivo de diminuir o fluxo de trânsito desnecessário em vias de Macapá. Por isso, a CTMac pede aos condutores que só saiam de casa apenas se for preciso, e se caso sair, todos que estiverem no veículo devem utilizar máscara de proteção”, salienta Manoel Filho.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Clauriana Costa
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *