Ronaldo Rodrigues gira a roda da vida pela 56ª vez. Feliz aniversário, Ronaldo Rony!

Sempre digo aqui que gosto de parabenizar neste site as pessoas por quem nutro amor ou amizade. Afinal, sou melhor com letras do que com declarações faladas. Acredito que manifestações públicas de afeto são importantes. Neste décimo sétimo dia do ano gira a roda da vida pela 56ª vez, os queridos Ronaldo Rodrigues & Ronaldo Rony. Para a nossa sorte, dois malucos que habitam o mesmo avatar e tornam as nossas vidas menos ordinárias. São gênios e baitas caras, que dou muito valor!

Ronaldo é pai do Pedro e do Artur, marido da Maria Lídia, escritor, poeta, roteirista, ilustrador, documentarista, cronista, cineasta, quadrinhista, pai do Capitão Açaí (entre outros tantos personagens), cartunista, remista e torcedor do Grêmio. Um artista brilhante e imparável (como diz o amigo Fernando Canto, no sentido de nunca parar), em todas essas áreas e um cara amado por sua família e amigos, além de ilustre colaborador deste site e brother muito querido deste editor.

Já disse e repito, o figura é um artista ímpar, tanto redigindo, quanto atuando no audiovisual ou desenhando seus cartuns. A genialidade do figura é tão caralhenta quanto sua paideguice, pois o cara é demais porreta.

Paraense de nascimento e já amapaense no coração, Ronaldo é um genial louco varrido. Quando bebia, ele se equilibrava bêbado, mas nunca caía na vala de uma vida ordinária. Original como poucos, Rony é um cara que admiro. Dono de uma mente fantástica e barulhenta, ao mesmo tempo é discreto e modesto.

Ronaldo é um cara tranquilo, sempre inquieto, instigado, inventivo, surpreendente e perspicaz. Crítico ácido e bem-humorado, brinca com tudo. Ri de todos e até dele próprio, de forma inteligente e espirituosa. Sempre com uma crônica bem redigida ou um cartum visceral, o maluco faz a nossa alegria, pois somos fãs do seu trabalho. Gosto muito dele. É um cara honesto, trabalhador e do bem.

Além de tudo já escrito e descrito aí em cima, Ronaldo é um cartunista premiado dentro e fora do Brasil, ele possui quatro livros publicados, é decano do Coletivo Quadrinhos do Amapá e veterano do movimento audiovisual amapaense, entre outras facetas.

Tenho a sorte e a satisfação de receber, vez ou outra, crônicas, contos e poemas seus para publicação neste site.

Em 2019, Ronaldo fez as ilustrações do meu livro, “Crônicas De Rocha – Sobre Bênçãos e Canalhices Diárias”, lançado em 2020. Da mesma forma, ele ilustrou a minha obra “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo”, lançada em 2021. Em ambas as publicações, ele fez um puta trampo. Dizer que Ronaldo é PHoda é redundante. Ter esse cara como parceiro é uma honra pra mim.

Sobre o Ronaldo, a poeta Patrícia Andrade, disse: “ele é incrível, mesmo. Um pai do caralho (como dizia Millor: “qual expressão traduz melhor a ideia de intensidade do que ‘do caralho?”). É um ex-marido exemplar e meu grande amigo”. Ela é mãe do Artur e também colaboradora deste site.

Enfim, Ronaldo, mano velho, “TU SAAAAABES”…Que teu novo ciclo seja ainda mais feliz, produtivo e iluminado. Que sigas pisando firme e de cabeça erguida em busca dos teus objetivos e que tudo que couber no seu conceito de sucesso se realize. Que a Força sempre esteja contigo. E que tua vida seja longa, por pelo menos mais 56 janeiros, repleta de momentos porretas. Parabéns pelo seu dia, manão. Feliz aniversário!

Meus pais me levaram até o alto da colina e me disseram: – Ei, garoto! Esse é o mundo. Vá lá e tente se divertir!” – Ronaldo Rodrigues, que também é Ronaldo Rony.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *