Ronan Afonso assume direção da Estácio Macapá

Ronan Afonso – Foto: divulgação

Natural de Goiânia (GO) e criado em Araxá (MG), Ronan é formado em Direito, Especialista em Docência do Ensino Superior, em Gestão Empresarial e Tributária e atualmente está cursando MBA em Gestão de Negócios.

Filho de professora do ensino infantil e de um técnico em enfermagem, sua caminhada para chegar onde está não foi nada fácil. No início da adolescência teve sua primeira experiência profissional quando começou a trabalhar em uma farmácia como entregador de medicamentos, passando posteriormente para cobrador e por fim balconista. Mesmo com todas as dificuldades (pois nesse período foi selecionado para prestar o serviço militar obrigatório), seguiu os estudos e concluiu o ensino médio em uma escola pública estadual na cidade onde morava.

Logo em seguida prestou vestibular para o curso de Direito, ficando em 5º lugar na classificação geral. Enquanto cursava o curso noturno na faculdade, Ronan exerceu outra atividade profissional em uma empresa mineradora de grande porte, iniciando como Operador de Produção e depois promovido a Auxiliar de Expedição. Durante o curso de Direito, procurou fazer o curso de inglês, por acreditar que este poderia ser um diferencial no futuro. Ao final do curso de Direito, foi aprovado na prova da OAB, logo de primeira.

Após conclusão do Curso de Direito e com a aprovação de primeira na OAB, mudou-se para Belo Horizonte, onde atuou como Advogado na The Coca-Cola Company (2003-2007) e Banco PanAmericano (2007-2008). Para além da advocacia, na área jurídica ainda atuou como Oficial de Gabinete no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (2009-2014).

Ronan Afonso no início da carreira, como entregador – Foto: divulgação

Na área acadêmica possui atualmente 13 anos de experiência, já tendo atuado como Professor Universitário, de Pós-Graduação e Cursos Preparatórios para Concurso Público, em cursos ofertados por Instituições Educacionais localizadas nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Pará. Em gestão educacional possuiu experiência como Coordenador de Curso de Direito e Coordenador Acadêmico Geral, com atividades exercidas em faculdades pertencentes a um grande grupo educacional.

Ronan está na Estácio desde julho de 2019, quando assumiu a função de Gerente Acadêmico na Estácio de Belém. Como Gerente Acadêmico, conseguiu aumentar o índice de satisfação acadêmica, bem como os indicadores acadêmicos da unidade. Em 2020, por seis meses, substitui a Gestora Acadêmica Regional (Norte) que estava em licença maternidade, período em que assumiu o desafio de estar à frente de todas as ações e operações acadêmicas envolvendo 14 unidades Estácio, 04 unidades Wyden e ainda participou do processo de integração acadêmica de 05 unidades do grupo Athenas.

Ronan vê com gratidão e orgulho sua trajetória de sucesso. “Olhando para trás sou grato a todos os desafios que um dia foi preciso enfrentar. Cada um deles representa um degrau na minha carreira profissional. Chego aqui na terra de São José de Macapá com o coração aberto, estabelecendo moradia e certo de que junto com todo o time da Estácio iremos desenvolver um trabalho de forma a oferecer uma educação transformadora ao maior número de pessoas, criando impacto positivo para a sociedade Amapaense”. finaliza o Diretor.

Serviço:

Diani Correa Cardoso
Comunicação – Faculdade Estácio de Macapá (Seama)
(96) 2101-5262 | (96) 98802-0396 | VoIP: 99107-5262
what (96) 99129 0844

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *