Sábado é dia D de multivacinação em todas as UBS’s de Macapá

O sábado, 16, será dedicado à saúde da criança e do adolescente com a realização do dia D de multivacinação, que acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá, das 8h às 17h. Para atualizar o esquema vacinal, profissionais de saúde avaliarão a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.

A multivacinação é dedicada às crianças menores de cinco anos e entre 9 e 15 anos de idade. Para os menores de cinco anos, onze tipos de vacinas são disponíveis. Já para a faixa etária de nove a menores de 15 anos, são oferecidas as vacinas contra a difteria, tétano, febre amarela, Hepatite B, HPV e tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade de fazer a Suplementação de Ferro. É que, paralelo ao dia D de multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará mais uma etapa de suplementação de sulfato ferroso, voltada para todos da faixa etária entre 6 e 18 meses.

Os suplementos de ferro serão oferecidos com o objetivo de reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças. A suplementação inicia aos seis meses de idade e a cada seis meses uma nova dose deve ser feita.

Durante a campanha, famílias serão sensibilizadas quanto à importância da suplementação, além de receber orientações nutricionais para reverter o quadro da deficiência de ferro e estimular a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e do aleitamento complementar até os dois anos de idade.

Serviço:

Data: 16/09 (sábado)
Hora: 8h30
Local para entrevistas: UBS Raimundo Hozanan
Endereço: Rua Hildemar Maia, n° 3710, Muca

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *