Santa Missa celebrada na Praça da Samaúma marca a participação do MP-AP na programação do Círio 2020

A celebração da Santa Missa pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, marcou a participação do Ministério Público do Amapá (MP-AP) na programação de peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que faz parte da preparação para o Círio 2020. O ato religioso foi realizado nesta quarta-feira (30), na Praça da Samaúma, em frente à Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, com um número limitado de participantes presenciais e transmissão, ao vivo, pelo Canal do MP-AP na plataforma YouTube, visando o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19.

A imagem de N. Sra. de Nazaré foi conduzida pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, acompanhada do chefe de gabinete da PGJ, João Furlan, e do secretário-geral do MP-AP, Alexandre Monteiro. O cortejo foi realizado ao som da banda de música da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) até o altar preparado para o rito da igreja católica, onde aguardavam a corregedora-geral de Justiça, Estela Sá, o ouvidor do MP-AP, Paulo Celso Ramos, membros, servidores e colaboradores para participarem da celebração.

A tradicional peregrinação da imagem da Santa, no período que antecede o Círio de Nazaré, sofreu alteração neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus. Cada instituição e família devota participante da programação, realizada anualmente, fez a aquisição da imagem própria que foi benzida pelo bispo de Macapá para essa finalidade.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP falou, no início da celebração, da alegria de receber Nossa Senhora de Nazaré. “Sua presença nos mantém fortes. O círio de Nossa Senhora de Nazaré nos preenche de fé, de esperança e de todos os exemplos de amor que Maria nos traz. Nós nos reunimos aqui para demonstrar com alegria, respeito e fervor o nosso carinho pela Imagem da Mãe de Jesus Cristo. Rogamos à Nossa Senhora por todos nós, às nossas famílias, por nossos lares e por nossa Instituição”, manifestou Ivana Cei, agradecendo ao bispo Dom Pedro e equipe da Diocese de Macapá pela celebração.

Círio 2020

O tema deste ano é “Maria de Nazaré, Mãe da vida, Mãe de todas as criaturas!” e o lema é “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!”. A festividade busca valorizar toda a forma de vida com dignidade, mantendo o respeito, a fé e combatendo à indiferença.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *