Sarau Literário leva poesia e música aos idosos do Abrigo São José

sarau

Por Fernanda Picanço

O Serviço Social do Comércio promove nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, a partir das 8h30, no Instituto de Longa Permanência para Idosos São José, popularmente conhecido com Abrigo São José, a 1ª edição do Sarau Literário.

O evento será exclusivamente voltado à comunidade da terceira idade visando à inclusão dos idosos, na valorização do acesso a cultura literária. Foi convidado para participar do evento o grupo Poetas Azuis, formado pelos artistas Igor de Oliveira, Pedro Stkls e Thiago Soeiro, o trio usará como temática o carnaval, cantando e declamando marchinhas poéticas.

Sarau Literário

O Sarau Literário é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Tem como objetivo compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, além de valorizar e fomentar a literatura, oportunizando o uso da linguagem em diversas situações no resgate da cultura do contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura e trazer à memória brincadeiras antigas.

O projeto visa ainda o envolvimento da comunidade na valorização da boa leitura, músicas, poesias e apresentação teatral, num momento de inovação, descontração e satisfação.

A palavra sarau tem origem no termo latino serus (relativo ao entardecer) porque acontecia, em geral, no fim do dia. Muito comuns no século XIX, os saraus vêm sendo resgatados como forma de fortalecer a identidade da comunidade, promover a integração de forma descontraída, despertar a sensibilidade das pessoas e estimular o gosto pela literatura e outras vertentes artísticas.
sarau2
Poetas Azuis

“Os azuis” em seus espetáculos costumam musicar poemas e versos, trazendo assim ao público uma nova modalidade da poesia que chamam de: poemas-canções. Atualmente, o grupo tem espetáculos apresentados: o recital “Bagagem”, resultado do estudo poético e musical sobre Adélia Prado; o recital “Memória”, inspirado livremente na obra do poeta Carlos Drummond de Andrade; o recital “Nariz de Vidro”, onde homenageiam o poeta gaúcho Mario Quintana; o recital “Abra o Bico”, inspirado na obra do blogueiro e poeta Lucas Brandão (Lucão); o recital “Ensaios Poéticos”, onde recitam poemas de diversos escritores brasileiros e internacionais; o recital “Retalhos”, onde recitam poesias que se costuram transformando-as em uma história poética; o recital “Stand Up Poético”, onde recitam poemas de humor de diversas gerações de poetas brasileiros e internacionais.

O grupo também tem outros projetos, como séries de fotopoemas, ensaios fotográficos e audiopoemas. O estudo também é um dos processos de trabalho, com o encontro mensal ‘Poesia ao Vinho’, onde discutem poesia através de novos e antigos poetas.

E é nesse descomprometimento com o externo, o alheio, que o grupo atinge, de modo visceral e especialmente decidido, seu íntimo e o expõe, em versos, em música, em performances, em acordes, em escolhas estéticas, em conduta de vida e de melodia. O grupo simplesmente existe e realiza seu trabalho, destemido como o azul, criativo como um poeta e sua inspiração.

Serviço
Coordenadoria de Cultura (96)3241-4440 (Ramal 257)
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)99134-0130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *