Sarkozy reconhece derrota e François Hollande como novo presidente da França


O atual presidente da França, Nicolas Sarkozy, adiantou seu discurso inicialmente previsto para as 21h30 (16h30 no horário de Brasília)  deste domingo e reconheceu a derrota no segundo turno das eleições presidenciais para o rival, o socialista François Hollande.

“A França tem um novo presidente e nós temos que respeitar”, disse ele, aplaudido pelos eleitores. “Estou prestes a me tornar um francês entre os franceses”, declarou.

No discurso, Sarkozy disse que assumia a responsabilidade pela derrota e também agradeceu a oportunidade de ser presidente durante cinco anos, e deixa o cargo como o segundo presidente a não conseguiu se reeleger no país nos últimos 30 anos. Além disso, ele torna-se o 11º líder a perder o poder depois da crise econômica na Europa

Sarkozy disse ter ligado para Hollande e desejado sorte no seu primeiro mandato como presidente. “Uma nova era começa na França. (…) E vocês podem contar comigo para defender seus ideais”, disse ele no discurso.

Após o fechamento dos colégios eleitorais, às 20h (15h no horário de Brasília), diferentes institutos confirmavam a vitória de Hollande. Segundo o instituto CSA, o socialista obteve 51,8% dos votos, para o Ipsos 51,9% dos votos e para o TNS Sofres, 52%. Na capital francesa, partidários do socialista já comemoram a vitória, ainda não oficializada.

Com a confirmação da vitória, Hollande será o segundo presidente socialista eleito no país e traz a esquerda de volta ao poder após um hiato de 17 anos. Antes dele, o primeiro socialista eleito presidente foi o francês François Mitterrand.

Dados preliminares do Ministério do Interior francês mostram que 71,96% dos eleitores registrados votaram até as 17h na França (meio-dia no horário de Brasília). A participação dos votantes no segundo turno está um pouco acima do comparecimento do primeiro turno, que fora de cerca de 70,59% até as 17h de 22 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *