Saúde ocupacional: MP-AP prepara equipes para a retomada do trabalho presencial com ações educativas de prevenção à Covid-19

Na última sexta-feira (24), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), foi realizada uma reunião pelo Setor de Saúde Ocupacional com os setores de segurança institucional e serviços gerais para instruir sobre as medidas de prevenção e cuidados para o retorno gradual das atividades, seguindo o Plano de Retomada Gradual das Atividades Institucionais nº 001/2020 e orientações de especialistas.

O encontro foi conduzido pelo gerente e a assessora técnica do Setor de Saúde Ocupacional e Qualidade Vida do MP-AP, José Villas Boas e Carla Pena, respectivamente, com a participação do Gabinete Militar, representado pelo Major Márcio, a chefe da Divisão de Serviços Gerais, em exercício, Mariana Distéfano e o gerente administrativo da empresa H. Fonseca de Farias EIRELE, Cid Celson Peixoto Bastos, contratada para limpeza das unidades ministeriais de Macapá e Santana.

As ações de orientações adotadas pelo MP-AP visam informar, educar e preparar os trabalhadores para o retorno gradual das atividades presenciais, e assim solidificar os novos hábitos de higiene em período de pandemia para garantir o regresso seguro e possibilitar a continuidade do compromisso institucional e assegurando proteção para o atendimento ao público.

Através de vídeos educativos foram demonstradas as principais precauções que devem ser adotadas por membros e servidores da instituição, destacando o uso obrigatório de máscaras, importância da higienização das mãos, distanciamento social, proibição de aglomerações, cuidados no transporte coletivo e instrução, de forma correta, na coleta e descarte de lixo.

Mariana Distéfano informou que estão sendo encaminhados, para todos os prédios do MP-AP, tapetes sanitizantes, termômetros digitais, máscaras, luvas, álcool em Gel e totens de álcool. “A utilização desses materiais é obrigatória e faz parte do protocolo de prevenção à Covid-19, bem como aos cuidados que constam no Plano e deverão ser observados no retorno às atividades presenciais e o uso correto desses instrumentos”, destacou a gerente.

A segurança do público que utiliza os serviços da instituição, foi tratada pelo Gabinete Militar, destacando que é preciso seguir com os cuidados obrigatórios para ter acesso às dependências do órgão, como: medição de temperatura e uso da máscara e do álcool em gel, que será disponibilizado na entrada dos prédios. Major Márcio solicitou à todos que trabalham na Instituição, incluindo os terceirizados, que fiquem atentos aos procedimentos de segurança.

“As medidas serão obrigatórias para todas as pessoas que transitam e frequentam os prédios do MP-AP, caso necessário, poderão ser abordadas, com educação, para que se cumpra as orientações e protocolos gerais de biossegurança, visando o bem-estar coletivo”, ressaltou o militar.

O gerente da empresa terceirizada informou que está providenciando, além dos materiais já exigidos contratualmente, baldes, aventais com capuz, luvas com cores e tamanhos diferenciados, bem como panos e produtos específicos para superfícies diferentes, conjuntos de MOB’s, borrifadores de ambientes e mais EPIs obrigatórios, que já estão sendo utilizados pelos terceirizados.

Na oportunidade, Cid Bastos, agradeceu ao MP-AP e elogiou pelos cuidados adotados e por terem estendido aos terceirizados as campanhas, vacinas, testes rápidos, atendimentos médicos e demais serviços do Setor de Saúde Ocupacional do MP-AP.

Todos os encarregados receberam em seus celulares o Plano de Retomada Gradual, com o compromisso de efetuarem treinamentos específicos, com equipes de no máximo 10 pessoas, dando ênfase na forma e constância com que se deve limpar e desinfectar os ambientes, manter o distanciamento, a correta utilização e descartes dos materiais de EPIs.

Por fim, Villas Boas e Carla Pena agradeceram a participação de todos, colocando-se à disposição para troca de informações e acompanhamento dos casos omissos, destacando que “a administração está preparada e esperando a todos, com os cuidados indicados pelos especialistas, para a retomada gradual das atividades presenciais”. Eles reforçaram os convites para que reforcem participação de suas equipes nas ações educativas, para que leiam os informativos, protocolos e demais materiais disponibilizados pelo Setor de Saúde Ocupacional, para que juntos possam construir um ambiente saudável e seguro na volta gradual dos trabalhos ao órgão.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Halanna Sanches
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *