Science and Knowledge in Focus: Curso de Matemática da Unifap lança sua primeira revista científica

O curso de Matemática, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), ganhou a primeira revista científica da graduação. O periódico Science and Knowledge in Focus foi lançado no dia 16 de fevereiro e já está com chamada aberta para artigos que comporão a segunda edição da revista, a ser lançada em julho deste ano. O número de lançamento foi organizado pelas docentes da Unifap Eliane Leal Vasquez e Simone de Almeida Delphim Leal e por Jussara de Pinho Barreiros (PUC-SP).

O objetivo principal da Science and Knowledge in Focus é dar publicidade aos resultados de pesquisas, projetos de extensão e de ensino que são desenvolvidos na Unifap, vinculados não somente ao curso de Matemática, mas também de outras graduações da Instituição.

“Outro foco é a pontuação [em avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)] do nosso curso, que existe desde 1992 e ainda não tinha uma revista científica. E incentivar os membros do colegiado a submeter artigos para a revista, pois é difícil submeter artigos para uma revista de fora e ser avaliado e aceito se você ainda não tiver publicações em periódicos; então, ela está para incentivar os professores a intensificarem as suas pesquisas, as suas publicações e é um espaço também para dar ciência do que estamos fazendo”, explica Eliane Vasquez, editora-chefe da revista.

A primeira edição da Science and Knowledge in Focus traz artigos sobre matemática aplicada, educação indígena, ensino de matemática, entre outros. A revista tem caráter interdisciplinar e se divide em três seções: “Matemática, Contexto Escolar e Ensino”, “Povo Indígena, Ciências e Saber” e “Temática em Foco”.

Segundo Eliane Vasquez, a Science and Knowledge in Focus, apesar de estar vinculada ao curso de Matemática, traz uma seção dedicada a artigos sobre povos indígenas devido a revista ser um produto acadêmico oriundo de um projeto de extensão do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, chamado “Coleção Monografia” e coordenado por Eliane, que tinha como meta publicar um livro com os resultados das pesquisas da graduação. “(…) Como durante a execução do projeto de extensão não conseguimos captar o recurso financeiro, não pudemos publicar o livro, mas queríamos dar publicidade aos oito artigos selecionados para compor o livro. Então, a cada número da revista, dois autores selecionados no projeto serão publicados, dando à revista um caráter interdisciplinar”, observa.

Apesar do lançamento recente, a Science and Knowledge in Focus já foi visitada por pesquisadores de outros países, como os Estados Unidos, Turquia e Nova Zelândia. “Ela está publicada em inglês justamente para chamar a atenção de pesquisadores de outros países e instituições”, pontua Eliane Vasquez.

Segunda edição ̶ A chamada de artigos para a segunda edição já está aberta. O prazo para submissão encerra no dia 30 de maio de 2018 e até julho deste ano ela será publicada. As diretrizes para submissão estão publicadas na página da revista, no Portal de Periódicos da Unifap. A intenção é que sejam lançadas duas edições da Science and Knowledge in Focus por ano.

Jacqueline Araújo
Jornalista – DRT 2633/PA
Assessoria Especial da Reitoria – Unifap
3312-1704 | 98138-9124

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *