Sebrae apresenta vencedores do Prêmio Prefeitura Empreendedora

O presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre; a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante; a diretora técnica, Suelem Amoras; e o diretor de administração e finanças, Marcell Harb, receberam prefeitos e caravanas de onze municípios do Amapá, na cerimônia da XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), realizada na sede da instituição em Macapá, na manhã desta terça (2), onde reuniu cerca de 250 convidados, entre eles, prefeita, prefeitos, secretários da gestão municipal, lideranças e autoridades empresariais, municipais e estaduais.

Sebrae

O presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre, falou que o prêmio, além de reconhecer as boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, destaca o momento especial para o empreendedorismo.

“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um instrumento de reconhecimento e disseminação de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais, com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial”, disse a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.

PSPE

Nesta edição, o PSPE recebeu a inscrição de 18 projetos, de 10 municípios. Os vencedores foram destaques nas categorias: Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Cidade Empreendedora.

Vencedores

A prefeitura do Município de Pedra Branca do Amapari, é a vencedora estadual da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por obter a maior soma de pontuação do conjunto nos critérios – Impacto nos Negócios Locais; Relevância do Problema Abordado; Inovação & Criatividade; Sustentabilidade; Impacto Econômico; Participação & Inclusão; Capacidade de Atuação em Rede; Potencial de Inspiração; Comunicação & Transparência e Avaliação & Monitoramento.

Vencedora na categoria Sala do Empreendedor – Prefeitura Municipal de Pracuúba.

Projeto Sala do Empreendedor em Pracuúba – A Sala do Empreendedor representa um marco no fomento ao empreendedorismo local, visando a simplificação do processo de abertura e regularização de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

Vencedora na categoria Compras Governamentais – Projeto Fomentando o Desenvolvimento Regional – Prefeitura: Prefeitura Municipal de Vitória do Jari.

O projeto incentivou a formalização e contratação de Microempreendores Individuais – MEI, para realizar os serviços de transporte escolar, no município, fomentando a economia e gerando empregos a diversas famílias ribeirinhas.

Vencedora na categoria Empreendedorismo na Escola – Projeto Pedra Branca Educa+ – Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari.

Utiliza a abordagem teórica e prática do empreendedorismo como instrumento para gerar competitividade para os futuros empreendedores do município (crianças, adolescentes, jovens e adultos). Estimula a Educação Empreendedora, incluindo robótica, música, dança, idiomas e habilidades empreendedoras, através do Programa Cidade Empreendedora, nos Projetos Jepp e Despertar.

Vencedora na categoria Inclusão Produtiva – Projeto Sabor&Ar – Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari.

O projeto nasceu da necessidade de superação das vulnerabilidades socioeconômicas, de famílias da Comunidade Samaúma, situada às margens do Rio Jari. Considerando o potencial natural e o conhecimento local, foi desenvolvido para sensibilizar a comunidade sobre o empreendedorismo e a inclusão social, contribuindo ao bem-estar das famílias através da comercialização de pratos típicos.

Vencedora na categoria Turismo & Identidade Territorial – Projeto Festival do Pirarucu – Prefeitura Municipal de Cutias.

É uma iniciativa com oportunidades de negócios, que possibilita aos empreendedores, a geração de renda, onde todos podem ser competitivos de forma inclusiva e com igualdade de oportunidades de negócio, promovendo economia local.

Vencedora na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente – Projeto Amapari Sustentável – Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari.

O Projeto foca em transformação, do saneamento e da coleta seletiva, assegurando água potável e o uso responsável dos recursos, incentivando o reaproveitamento de rejeitos orgânicos, engajando a comunidade em práticas ambientais sustentáveis. Agrega duas iniciativas estratégicas: O Projeto Gotas de Vida, que disponibiliza o fornecimento de água potável para a população; e o Projeto Composta Amapari, que dá a destinação adequada aos resíduos orgânicos provenientes das empresas e das famílias.

Vencedora na categoria Empreendedorismo Rural – Projeto Programa de Boas Práticas da Agricultura Familiar (PBPAF) – Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes.

Incentiva e acompanha os produtores rurais locais para a diversificação de gêneros, proporcionando a inserção de novos sabores e produtos frescos e de qualidade, garantindo a segurança alimentar aos estudantes do município.

Vencedora na categoria Cidade Empreendedora – Projeto Inova Santana – Prefeitura Municipal de Santana.

Proporciona o ambiente físico adequado para o empreendedor, como a Sala do Empreendedor e a Sala de Atendimento ao Contribuinte. Também disponibiliza ambientes acolhedores para o acesso às informações do território, formação de jovens, promovendo a economia local.

Ameap

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio, enfatizou que o PSPE valoriza as ações exitosas dos gestores públicos municipais vislumbrando o desenvolvimento local, garantindo a geração de emprego e renda nas cidades”, finalizou o prefeito Carlos Sampaio.

Avaliadores

Os projetos foram analisados pela comissão julgadora, composta pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Amapá (Senai/Ap); Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Sebrae.

Reconhecimento

Na solenidade do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, os dez municípios com projetos inscritos receberam homenagem do Sebrae no Amapá em reconhecimento pela implantação de iniciativas inovadoras para a melhoria do ambiente de negócios, contribuindo para o crescimento econômico, social e sustentável.

A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Cardoso e a gestora do PSPE no Amapá, Araúna Almeida, coordenaram a solenidade de premiação no estado do Amapá.

Prefeitos

Os finalistas do PSPE 2024, foram os prefeitos Carlos Sampaio (Amapá); Márcio Serrão (Laranjal do Jari); Beth Pelaes (Pedra Branca do Amapari); Ary Duarte (Vitória do Jari); Divino Rocha (Ferreira Gomes); Bala Rocha (Santana); José Maria Bessa (Porto Grande); Breno de Almeida (Oiapoque); Raimundo Amanajás (Cutias); e Junior Leite (Pracuúba).

Etapa Nacional

Na premiação nacional da 12ª edição do PSPE participam os vencedores da fase estadual e serão conhecidos na solenidade, a ser realizada em Brasília (DF), no dia 11 de junho.

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Amapá
Contato: (96) 3312-2832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *