Sebrae, CCIG e KKF avaliam Encontro Brasil, Guiana e Suriname

sebrae

Por Denyse Quintas

O encontro trilateral faz um balanço das reuniões entre o Brasil, Guiana Francesa e Suriname, ocorridos em 2010 em Caiena, 2012 em Paramaribo e 2013 em Macapá e resulta em novo documento intitulado “Declaração Conjunta” celebrado pelos dirigentes do Sebrae no Amapá, CCIG (Câmara de Comércio e Indústria da Guiana) e KKF (Câmara de Comércio e Indústria do Suriname).

Entre os encaminhamentos estabelecidos estão à continuação dos Encontros Brasil, Guiana Francesa e Suriname (BGS), com edição anual, realizada em cada um dos respectivos países; ter como base um assunto principal e um tema específico; a implementação de um grupo de acompanhamento, composto por um interlocutor de cada um dos parceiros; e a definição de cronograma durante os próximos 5 anos (2015-2020).

O próximo encontro em 2015 deverá acontecer no Suriname no final do ano com o tema dos transportes e dos seguros, que terá como objetivo estabelecer um acordo operacional para os transportes de mercadorias e pessoas de Nickerie até Laranjal do Jari para facilitar a circulação de bens e pessoas entre os três países.

Segundo os dirigentes do Sebrae João Carlos Alvarenga (diretor-superintendente), Waldeir Ribeiro (diretor de administração e finanças) e o presidente eleito Mateus Nascimento (Conselho Deliberativo Estadual), a instituição vai criar um caderno de informações sobre a regulamentação das importações e exportações de mercadorias entre os países, traduzidos nos respectivos idiomas.

“O caderno obterá o conjunto de regulamentações e de legislações aplicáveis em termos de acordos alfandegários em vigor entre os países, e em particular nas áreas de fronteira de Saint Laurent-Albina e Saint Georges-Oiapoque. As informações serão consolidadas em março de 2015”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.

As delegações definiram para 2016-2020 os temas Transporte Aéreo, Apoio às Pequenas Empresas das Zonas de Fronteira; Desenvolvimento do Turismo; Supressão dos Vistos; Capacitação Técnica e Ensino Superior e Programas de Intercâmbios de Estudantes.

Os dirigentes do Sebrae, CCIG e KKF asseguram as ações, principalmente, por meio de estudo e implementação de um secretariado permanente dos Encontros BGS para garantir o acompanhamento das decisões tomadas durante as assembleias plenárias, por meio de um Dossiê da CCIG.

A reunião para renovação e assinatura da Declaração Conjunta entre o Sebrae no Amapá, CCIG (Câmara de Comércio e Indústria da Guiana) e KKF (Câmara de Comércio e Indústria do Suriname), ocorreu em Caiena, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, na CCIG.

Na ocasião estiveram presentes o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, presidente da CCIG, Jean Paul Le Pelletier, presidente da KKF, Henk Naarendoorp, diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Mateus Nascimento.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *