Sebrae e GEA lançam Programa Cidade Empreendedora em Oiapoque

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Governo do Estado (GEA), lançam o Programa Cidade Empreendedora em Oiapoque, primeiro município a aderir à iniciativa. O objetivo é estabelecer melhorias para o ambiente de negócios com apoio ao empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. Inicialmente, a implementação do programa acontece nos municípios de Oiapoque, Santana, Laranjal do Jari e Macapá.

Sebrae

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Amapá (Faeap), Iraçu Colares, explicou que o programa é a solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios.

“O Programa Cidade Empreendedora promove a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, entre eles, Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (MPE), Compras da Agricultura Familiar, e Empreendedorismo na Escola”, explica o presidente do CDE e da Faeap, Iraçu Colares.

GEA

O vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, acompanhado pelos dirigentes do Sebrae, abriu o evento reafirmando o compromisso de trabalho com o propósito de implementar e fazer do programa uma referência no município. “Ações como esta contribuem para a autoestima e independência financeira da comunidade. A condição geográfica estratégica do município de Oiapoque e a importância do comércio, que são diferenciais da cidade, colaboraram para resultados mais positivos”, declara o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes.

Em sessão na Câmara de Vereadores de Oiapoque, o vice-governador junto aos dirigentes do Sebrae, anunciou o Programa Cidade Empreendedora, ressaltando a importância e contribuição para o desenvolvimento local.

Planejamento

Os servidores públicos municipais são capacitados pelos técnicos da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Amapá durante uma semana. No lançamento do programa, iniciam as Oficinas de Planejamento das Ações do Programa Cidade Empreendedora. O principal objetivo das oficinas é pactuar as ações que serão realizadas no Plano de Trabalho, formalizado entre Sebrae e Prefeitura.

Afap

Durante a programação, a equipe técnica da Agência de Fomento do Amapá (Afap) fez a apresentação de linhas de crédito e atendimento individualizado, tanto para pessoa física, quanto jurídica.

De acordo com o chefe de atendimento da Afap, Kleison Moraes, o atendimento individual é importante para esclarecer sobre os limites por segmentos como comércio, hotelaria, bares, restaurantes, piscicultura e outros. “Através desta ação itinerante, o Governo está oportunizando aos empreendedores locais, o acesso às linhas de crédito da Afap, gerando oportunidades de um recomeço após os problemas gerados pela pandemia”, afirmou o chefe de atendimento da Afap, Kleison Moraes.

O membro da diretoria da Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Joacy Rabelo, esteve no Escritório Regional do Sebrae à procura de linhas de crédito e recebeu atendimento da Afap. “A área, que pretendo investir, é a construção civil, vou fazer meu cadastro e mandar meus documentos para verificar a possibilidade”, destaca o empresário Joacy Rabelo.

O lançamento do Programa Cidade Empreendedora em Oiapoque ocorreu em cerimônia restrita, no Escritório Regional do Sebrae no município, na última terça (11), às 9h. O evento contou com a participação do diretor-superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro; vice-prefeito de Oiapoque, Euclimar Fontineles; vereador de Oiapoque, Yuri Alesi; presidente da Acoi, Lilma Campos; e o presidente do Sindicato Rural de Oiapoque (SRO), Pedro Ivo; autoridades da gestão pública municipal, vereadores, secretários municipais, agentes de desenvolvimento, e lideranças.

Serviço:

Denyse Quintas
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *