Sebrae e parceiros realizam Encontro Estadual dos Produtores de Açaí no Amapá

Denyse Quintas

Nos dias 13 e 14 de maio, por ocasião da Feira da Agricultura familiar no Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, das 14h às 18h, o Sebrae em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio do Instituto Estadual de Floresta (IEF), realizam o  Encontro Estadual dos Produtores de Açaí do Estado do Amapá – Dinâmica, Mercado e Desafios da Cadeia produtiva do Açaí. O objetivo é criar um ambiente que promova o dialogo a fim de se compreender cada vez melhor a dinâmica desta cadeia produtiva, analisar as oportunidades e gargalos e centrar forças para a promoção de parcerias.
Segundo a gestora do Projeto Açaí no Sebrae, Larissa Queiroz, entre os elementos que contribuíram para a formatação do encontro foi a Carta da Biodiversidade do Amapá, construída de forma participativa durante o Encontro da Sociobiodiversidade, no dia seis de abril de 2011, onde traz em sua estrutura cinco temas geradores, identificando os principais gargalos, possíveis soluções e os atores envolvidos.
Público
O evento reúne produtores de açaí do Estado do Amapá organizados em federações, associações e cooperativas. O encontro terá três momentos distintos que acontecem no ambiente da Feira da Agricultura Familiar, entre eles, o Expositivo; Informativo e o Construtivo.
O momento Expositivo terá estandes para que produtores e parceiros diretos possam expor seus produtos e serviços, como também, prestar atendimento direto os produtores e a comunidade; o Informativo – com realização de painéis de debate a partir de temas geradores, onde terá uma mesa de palestra e dialogo aberto com a plenária sob a responsabilidade de um facilitador de mesa para condução dos trabalhos e o Construtivo – com formação de grupos de trabalhos, organizados por região, nesse caso, a organização do evento deverá optar qual será a estrutura de divisão regional, atualmente duas se destacam, a desenvolvida pelo Território da Cidadania e a do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, utilizada para construção do PPA Participativo.
Painéis
Painel 1: A Organização dos produtores de Açaí no Estado do Amapá – Quem somos? Onde estamos? O que geramos?
Painel 2: As Políticas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Açaí – regularização, assistência, ciência e tecnologia
Painel 3: Mercado: Comercialização e Fomento
Painel 4: História  de sucesso – experiências exitosas de cadeia produtiva do açaí.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *