Sebrae integra Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), passa a integrar Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora, que visa alinhar projetos para desenvolver exportação de produtos entre os empreendimentos da região e fortalecer a economia local. A posse acontece durante o I Workshop de Exportação, organizado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA).

Sebrae

De acordo com o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, empossado membro titular do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), a implantação do comitê propõe incentivar o mercado internacional e possibilitar grandes resultados econômicos ao estado.

“As entidades que compõem o PNCE têm o papel de organizar e contribuir para que os empreendedores que priorizam em exportação internacional, tenham uma assessoria melhor, independente dos meios, seja por rodovias, aeroportos ou via Porto de Santana. São alternativas que temos colocado à disposição do Amapá e dos empreendedores locais”, destaca o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares.

GEA

A iniciativa faz parte do Plano da Nova Economia do GEA, que prevê um conjunto de políticas públicas para um novo e mais eficiente modelo de desenvolvimento econômico para o Estado, com a previsão de geração de mais emprego e renda, com respeito ao meio ambiente e oportunidade de qualidade de vida aos cidadãos.

O governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, explica que o foco da ação é orientar empreendedores locais sobre a exportação de produtos, visto que o Amapá possui localização geográfica privilegiada, pela proximidade com a Guiana Francesa e ao Canal do Panamá, características que favorecem a comercialização de produtos para o mercado internacional.

“Espaço mercadológico existe para todos, porém é desafiador, e tenho a certeza que a realização do Workshop é um incentivo para fortalecer a cultura exportadora em nosso estado”, ressalta do governador do Estado do Amapá, Waldez Góes.

Comitê

O Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), integra as instituições Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae); Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá); Secretaria de Estado da Fazenda do Amapá (Sefaz); Agência de Fomento do Amapá (Afap); Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA); Federação das Entidades de Empreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Comércio e Serviços do Estado do Amapá (Femicro); Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap); Banco da Amazônia (Basa); Universidade Federal do Amapá (Unifap); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP); Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios); e Companhia Docas de Santana (CDSA).

Agência

O diretor da Agência Amapá, Joselito Abrantes, pontua que a localização geográfica e o potencial hidrográfico do estado são fatores que proporcionam economia para a logística de exportação, se comparado aos custos nas regiões sul e sudeste. “Esse custo reduz, em média, 30% a 40%, devido à localização geográfica estratégica de proximidade aos maiores portos do mundo, como os da Europa, Estados Unidos, China e o Canal do Panamá”, afirma o diretor da Agência Amapá, Joselito Abrantes.

Ministério

O coordenador de Inserção Internacional do Ministério da Economia, Victor Maselli, expressa as expectativas da renovação do Comitê. “A gente espera que as instituições estejam engajadas e unidas para contribuir com as empresas que têm objetivo final de exportação, que possam colaborar cada uma com suas competências e realizar ações juntas”, finaliza o coordenador de Inserção Internacional do Ministério da Economia, Victor Maselli.

A posse de membros do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), ocorreu no Palácio do Setentrião, na última quinta-feira (30), às 9h.

Serviço:

Texto: Louise Dias
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/AP
Contato: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Fonte: GEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.