Sebrae lança Projeto Agentes Locais de Inovação nesta quarta (7)

Denyse Quintas

Nesta quarta-feira, 7 de maio, às 19h, o Sebrae lança o Projeto Agentes Locais de Inovação – ALI e para motivar os empresários a conhecer mais sobre o tema,  realiza também a palestra – Inovação e Competitividade: o que eu tenho a ver com isso?-, com o palestrante Marcos Suassuna.
Segundo a gestora do Projeto ALI, Rejane Reis, o projeto oferece um atendimento contínuo, customizado e in loco nas empresas, com a intenção de fomentar a inovação em produtos, processos e na gestão dos pequenos negócios. “Um dos objetivos do trabalho é desmistificar a ideia de que a inovação é algo caro, possível apenas na área de tecnologia de grandes empresas. É desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)”, disse a gestora do Projeto ALI no Amapá, Rejane Reis.
Palestrante
O palestrante Marcos Suassuna, é Doutorando em Ciências da Computação pelo Cin/UFPE, Mestre em Ciências da Computação pelo Cin/UFPE (2011) e Bacharel em Ciências da Computação pela UFPE (1980). Atua nas áreas de Tecnologia da Informação e de Organização há mais de 30 anos, tendo se especializado em Comportamento Organizacional. É sócio-sdministrador da MEGA Consultores Associados Ltda.
Nos últimos 10 anos, desenvolveu trabalhos de consultoria para o Banco Mundial (BIRD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), Núcleo de Gestão do Porto Digital, APL de TI de Maceió, Parque Tecnológico de Sergipe (Sergipetec), Governo do Estado de Pernambuco, em várias de suas secretarias, Agência de Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco – ATI, Prefeitura da Cidade do Recife, Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP/OS, Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco – CIn/UFPE, Federação das Indústrias dos Estados de Pernambuco e da Bahia (FIEPE e FIEBA), SEBRAE-PE, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC e para a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI – Santa Catarina.
É professor do mestrado profissional do Cin/UFPE desde 2010 e do MBA de Gerenciamento de Projetos da Faculdade Santa Maria / ITECI desde 2007
ALI

O Projeto ALI visa aumentar a competitividade das empresas por meio da difusão de informações sobre possibilidades de inovação que gerem impacto direto na gestão empresarial e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos.
O projeto será aplicado em 400 micro e pequenas empresas dos setores da indústria, comércio e serviços dos municípios de Macapá e Santana.
Agentes ALI
Os Agentes Locais de Inovação são profissionais com perfil multidisciplinar, capacitados para trabalhar diretamente com Micro e Pequena Empresa, apresentando soluções de acordo com as necessidades de cada negócio.
Ao aderir ao projeto, o empresário recebe a visita do Agente Local de Inovação para um diagnóstico completo do estágio da inovação e das oportunidades de melhorias a serem implantadas para ampliar a sua competitividade.
A partir desse diagnóstico o Agente propõe a construção de um plano de ação com soluções inovadoras no ambiente da empresa. Depois de definido, esse plano será implementado sob a responsabilidade da empresa e com o acompanhamento/orientação do Agente Local de Inovação.
O acompanhamento pode ser feito por até dois anos, e o empresário não paga pelo atendimento feito pelo Agente, somente a implantação das soluções sugeridas pelo especialista sob a coordenação do Sebrae. Por fim, é o empresário quem decide se realmente quer transformar a sua empresa em uma empresa inovadora.
As vantagens
O empresário quando adere ao projeto coordena uma Gestão da Inovação em sua empresa, identificando possíveis mudanças em produtos, processos, marketing e estrutura organizacional; podendo assim destacar-se da concorrência e se tornar mais competitivo além de identificar novas oportunidades de mercado, crescimento e/ou fortalecimento da empresa.
Serviço:

Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *