Secretaria de Saúde de Macapá reforça importância de vacinar contra o sarampo

O Município de Macapá segue até 13 de março vacinando contra o sarampo crianças a partir de cinco anos a adolescentes até 19 anos, conforme campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde. A vacina tríplice viral, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba.

Também podem se imunizar na rotina das unidades de saúde crianças a partir de seis meses para a aplicação da chamada “dose zero”. “A dose zero visa proteger crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, pais ou responsáveis também deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra a varicela”, explica a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.

A Secretaria de Saúde ainda seguirá fazendo ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença. Além disso, pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar a unidade de saúde mais próxima, com a carteira de vacinação em mãos, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose, que será administrada de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

O Ministério da Saúde prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *