Secretaria Municipal de Educação alerta para prazo final da Chamada Escolar

A Chamada Escolar para estudantes da rede pública de ensino de Macapá está aberta desde o dia 04 de janeiro para alunos do 1º período da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, no entanto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) alerta para que pais e responsáveis não deixem para realizar o processo na última hora.

A Chamada Escolar encerrará no dia 05 de fevereiro e é a única forma de acessar as vagas disponíveis nas escolas do município e o processo é unificado em todo o estado. Quem não fizer o procedimento pode ter problemas para se matricular no ano letivo de 2021.

O secretário municipal de Educação, Almiro Alves de Abreu, explica que a Chamada Escolar é fundamental para o embasamento de ações estratégicas no ano letivo de 2021, que tem previsão de início em abril. “É com a Chamada Escolar que conseguimos compreender onde haverá a maior demanda de alunos e, assim, podemos disponibilizar o número de vagas necessárias e a correta distribuição dos nossos profissionais da educação, além das adequações dos espaços físicos para que todos os alunos possam ter acesso a uma educação de qualidade”, ressaltou o gestor.

A Chamada Escolar está disponível no endereço eletrônico www.escolapublica.ap.gov.br para pais ou responsáveis interessados em conseguir vagas nas escolas públicas de Macapá, na região urbana ou rural, e que tenham acesso à internet.

Quem tiver interesse em estudar nas escolas municipais da zona rural, onde não haja acesso à internet, pode realizar a Chamada Escolar através do preenchimento de um formulário impresso nas escolas mais próximas de Macapá. Nestes casos, a secretaria escolar fica responsável por inserir os dados na plataforma digital.

Pré- matrícula

Após a realização da Chamada Escolar, acontece a fase da pré-matrícula, que permite que os pais escolham a escola onde seus filhos irão estudar. No entanto, a subsecretária de Gestão Educacional, Alciléa Ferreira, ressalta a importância deste processo para as demais etapas. “É muito importante que os pais fiquem atentos ao prazo final, pois a pré-matrícula atende primeiramente as crianças que fizeram a Chamada Escolar. Quem não passar por essa etapa, pode ter problemas na hora de encontrar vagas, ficando apenas com as remanescentes em outro momento”, alertou.

Nos casos em que os pais não consigam fazer o preenchimento dos dados de forma online, algumas escolas estão funcionando como polos de atendimento em Macapá.

Os documentos necessários para a realização da Chamada Escolar são: certidão de nascimento, CPF, carteira do SUS do aluno, carteira de identidade, comprovante de residência, contato telefônico e o e-mail dos pais ou responsáveis.

Confira abaixo a lista de escolas-polos da Chamada Escolar 2021:

Colégio Amapaense – Bairro: Centro
Escola Estadual José Firmo – Bairro: Trem
Escola Estadual Raimunda dos Passos – Bairro: Novo Horizonte
Escola Estadual Raimunda Virgolino – Bairro: Pedrinhas
Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo – Bairro: Beirol
Escola Estadual Esther Virgolino – Bairro: São Lázaro
Escola Estadual Jesus de Nazaré – Bairro: Jesus de Nazaré
Escola Estadual Marly Maria – Conjunto Habitacional Macapaba
Escola Estadual Jacinta Carvalho – Distrito da Fazendinha
Escola Estadual Maria Carmelita – Bairro: Buritizal

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *